SAIBA POR QUE COMER PEIXE FAZ BEM PARA A SAÚDE

06/04/2012 


Nutricionista recomenda comer peixe três vezes por semana.

Baixa prevalência de risco cardiovascular em esquimós evidenciou benefícios do pescado.

Tudo começou quando algumas pesquisas relataram que esquimós, consumidores de peixes gordurosos, apresentavam baixa prevalência de doenças cardiovasculares. Esses resultados evidenciaram a importância das gorduras insaturadas — gorduras "boas" — na alimentação. Com base nesses indícios, incluir o pescado na dieta regularmente passou a ser requisito para uma boa alimentação.

De acordo com a nutricionista Joana Lemos, as gorduras chamadas ômega 3 e ômega 6 fazem parte do grupo de insaturadas.

Nosso corpo não consegue fabricar essas gorduras, por isso a importância de ingeri-las pela alimentação — explica a nutricionista. 

Pesquisas apontam que a deficiência de ômega 3 no organismo está associada às doenças do Sistema Nervoso Central, como a depressão, a esquizofrenia, o déficit de atenção, a hiperatividade e a agressividade, além de doenças cardiovasculares como um todo. 

A recomendação para consumo de carnes, segundo Joana, é peixe três vezes na semana, carne de gado duas vezes, e frango duas vezes por semana. 

Essa divisão faria com que estivéssemos prevenindo as doenças do coração — destaca.
Peixes como o salmão, a anchova, a tainha, a truta, a cavala, a sardinha e o arenque são os melhores em termos de quantidade de ômega 3. Eles podem ser comprados congelados ou frescos. Para o preparo, o ideal é que seja assado, grelhado ou ensopado. Nessas condições, as propriedades benéficas não se perdem. É importante evitar peixes fritos, que podem destruir os ácidos ômega-3.

Vale ficar atento porque alguns frutos do mar têm excesso de colesterol, como camarão, lula, ostra e mexilhões — alerta a nutricionista.

Nenhum comentário: