ESCLEROSE MÚLTIPLA,PRIMEIRA PÓS-GRADUAÇÃO PARA ENFERMEIROS

12 Abril 2012



A Esclerose Múltipla afecta cerca de cinco mil portugueses.

Um curso pioneiro, em enfermagem na Esclerose Múltipla, começa sábado, em Coimbra, sendo a primeira pós-graduação para enfermeiros a abordar aspectos teóricos, práticos, sociais, profissionais e legais da doença, revelou esta quinta-feira o coordenador científico.


"Com o advento de novos tratamentos da Esclerose Múltipla, muitos deles auto-injectáveis, o papel do enfermeiro é muito importante", nomeadamente na informação sobre as complicações ou reacções que podem surgir, afirmou Luís Cunha, director do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Além das dimensões do tratamento do doente em ambulatório, o curso aborda também a crescente especialização dos enfermeiros nos cuidados a prestar aos doentes tratados no formato de hospital de dia.

As aulas do I Curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla "Excellence in MS" decorrem até Setembro de 2013, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e no CHUC.

O enfermeiro tem um papel crucial no processo de adaptação à doença, na gestão de sintomas, na gestão da terapêutica, cuidando do doente e da família de forma individualizada, adianta a nota de imprensa.

"Com este curso, pretendemos também desenvolver a prática de investigação em enfermagem nesta doença, orgulhamo-nos de promover a primeira formação em Portugal que cumpre estes dois objectivos", refere o responsável pedagógico do curso, Carlos Oliveira, citado no comunicado.

A Esclerose Múltipla afecta cerca de cinco mil portugueses. É uma doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio.

Nenhum comentário: