O CALVÁRIO DO SUS,A AFLIÇÃO DOS PACIENTES DESAMPARADOS

21 de abril de 2012


 O CALVÁRIO DO SUS




Elza, que luta contra um tumor no estômago, peregrinou no posto de Viamão sem conseguir seus exames.
Unidade de Saúde de Viamão é retrato de sistema sobrecarregado, piorando situação de doentes.


Postos do SUS deveriam ser o abrigo dos que precisam de atendimento médico contra doenças traiçoeiras. Nem sempre é assim. No momento, a Unidade de Referência em Saúde (URS) São Lucas, em Viamão, está exasperando seus usuários. Alguns já não sabem a quem recorrer para aliviar seus padecimentos.

O que mais desanima é a falta de solução. Maria Alvarina dos Santos, 56 anos, diz que aguarda para fazer um exame de proctologia desde 20 de outubro de 2008. Ela teme que a espera complete quatro anos sem descobrir por que havia vestígios de sangue nas fezes. E não se pense que Maria Alvarina foi relapsa. Ela passou a madrugada acordada, na fila da URS São Lucas, para ganhar uma ficha de consulta com o clínico geral, o qual lhe prescreveu o proctologista.

É a segunda vez que Maria Alvarina se decepciona com a Unidade São Lucas, que fica na parada 44, às margens da RS-040, ao lado de um centro administrativo sugestivamente batizado de Ernesto Che Guevara. Antes, ela procurou a URS para tratar de dores abdominais. Foi encaminhada para um exame de endoscopia, mas, como não davam retorno, desistiu de esperar.

– Paguei o exame do meu bolso, tinha muita dor no estômago – conta.

A lista de reclamações é imensa. A viúva Elza Terezinha Rocha Alves, 50 anos, peregrinou por um labirinto de desinformações e erros. Em dezembro, foi à URS São Lucas pedir uma endoscopia. Não recebeu ao menos uma previsão. Na incerteza, queixou-se aos irmãos, que se cotizaram para pagar os R$ 153 do exame.

A família acertou, havia urgência. Foi diagnosticado que Elza tem um tumor no estômago. Ela vem emagrecendo, parece esquálida nos 52 quilos atuais. Em fevereiro, voltou à URS São Lucas, desta vez para solicitar tratamento contra o tumor que lhe suga as forças. Novamente, não recebeu sequer um prazo. Então, o seu médico interveio: mandou-a direto para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde deverá fazer quimioterapia.

No posto, nunca me chamaram – lamenta Elza, falando com dificuldade em função da sonda conectada ao nariz.

A dona de casa Selma da Rocha Ignácio, 54 anos, receia cair na mesma insegurança. Sentindo enjoo, dor no estômago e também emagrecida, diz que pediu uma endoscopia à URS São Lucas há cinco meses. Continua aguardando.

– Ainda não fui chamada – relata Selma, que já perdeu 10 quilos.

Mas o que estaria acontecendo na URS São Lucas, que oferece uma média mensal de 3.765 atendimentos? Faltariam especialistas? Estaria sobrecarregada de pacientes? A Secretaria Municipal de Saúde de Viamão foi procurada, mas respondeu com reticências. Informou, somente, que desconhece o atraso nos exames.


Peregrinação sem resultados.


 É mais fácil ouvir queixas do que elogios entre os usuários da Unidade de Referência em Saúde (URS) São Lucas, junto ao Centro Administrativo Ernesto Che Guevara, em Viamão.

Sempre que vai ao local, Margarete da Silva Salaberry, 49 anos, demora-se para ir embora. Fica zanzando pelo pátio, inconformada. Ela não entende como a URS não providencia uma clínica de fisioterapia para o seu filho, Luciano, 19 anos, vítima de um acidente de trânsito.

– Meu filho está em estado vegetativo. Se não fizer fisioterapia, vai atrofiar todinho – desola-se.

O motoboy Luciano se acidentou em agosto do ano passado. Desde então, está aprisionado à cama. Margarete recorreu à URS São Lucas, mas garante que só recebeu negativas dos atendentes. Na última vez, recomendaram que acionasse o Estado para obter as sessões de fisioterapia.

As reclamações se sucedem. São diferentes, mas se tornam unânimes quando o assunto é conseguir ficha para atendimento. Ninguém escaparia do tormento de chegar às 23h, entrar na fila, ficar acordado no saguão da URS e esperar até as 7h da manhã seguinte.

Marli Salete Froes, 54 anos, é uma das que se submetem ao plantão da madrugada, a cada dois meses, para consultar com o médico e, assim, a ganhar a receita de medicamentos de uso controlado. Quando está indisposta, pede que a filha, Lilian Noeli, 30 anos, dispute a ficha.

– Ela sofre dos nervos, necessita dos remédios – conta o marido de Marli, Luiz Alberto Froes, 56 anos.


 O líder Che Guevara


O nome do Centro Administrativo da parada 44, que fica junto ao posto de Saúde de Viamão, homenageia o argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967), médico popular e guerrilheiro. Morto quando tentava derrubar o governo da Bolívia, Guevara foi um dos líderes da Revolução Cubana (1959). Tornou-se um ícone da esquerda e uma das personagens do século 20.

A URS São Lucas

A Secretaria Municipal de Saúde de Viamão informa os serviços da Unidade de Referência em Saúde.


São Lucas:

Especialidades

l Clínico geral, pediatra, odontologia,
ginecologia, otorrino, pneumologia,
nutricionista.

De mais atendimentos

l Triagem (verificação de pressão
arterial, temperatura e glicose), vacinas,
teste do pezinho, curativo, ostomizados,
Clubinho do Bebê, grupo de
gestantes, cartão SUS, Farmácia de
Medicamentos Especiais, entre outros.

Exames

l Autoriza exames laboratoriais, de
raio X e sessões de fisioterapia, para
serem realizados em empresas conveniadas




Nenhum comentário: