CHOCOLATE, PRA QUE TE QUERO

07 de abril de 2012


Encarado como vilão da boa forma, ele pode trazer uma série de benefícios – basta moderar na quantidade.

 Evitar doenças cardiovasculares, aumentar o sistema imunológico e ficar de bem com a balança. Quem diria que todos estes benefícios são encontrados num dos alimentos mais apreciados do mundo? O chocolate, quando consumido com moderação, tem efeitos comprovadamente positivos sobre o organismo. Isso porque ele é rico em flavonoides, substância que possui propriedades anti-inflamatórias e são capazes, entre outras coisas, de reduzir a pressão sanguínea e de melhorar a resistência à insulina, hormônio que carrega a glicose para dentro das células, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

Por isso, quanto maior a quantidade de cacau melhor. Não à toa a grande vedete é o chocolate amargo, lotado do ingrediente. O ideal é consumir as versões com, no mínimo, 70% dele. Mas atenção: aqui não vale a máxima quanto mais, melhor – 30 gramas por dia bastam. Não dá para esquecer que o chocolate é muito calórico e chega a ter 530 calorias em cada 100 gramas. Que exagera na dose acaba vendo o ponteiro da balança disparar. E, como os quilos extra são a origem de vários males, o tiro sairá pela culatra.

Quer comer seu ovo de Páscoa sem sentimento de culpa neste final de semana? Então confira o que o chocolate pode fazer por sua saúde e adote seu consumo – com muito mais moderação, é claro – no restante do ano.


É bom para o coração


O risco de doenças cardiovasculares é menor em quem come chocolate regularmente. O dado é de um estudo publicado pela Universidade de Cambridge, que avaliou mais de cem mil pessoas. O consumo regular foi associado a uma queda de 37% nas doenças cardiovasculares e de 29% nos derrames.


Mantêm a pressão em dia


Basta um pequeno quadradinho por dia para baixar a pressão sanguínea. Um estudo alemão, que monitorou quase 20 mil pessoas ao longo de dez anos, constatou que aqueles que consumiam em média 7,5 gramas do doce por dia tinham pressão mais baixa do que os que comiam menos do que isso. Sabe-se que o chocolate possui uma ação vasodilatadora, que pode explicar esse efeito.

Aparentemente, seus componentes aumentam a disponibilidade de óxido nítrico das células da parede dos vasos – gás que, quando liberado, ajuda na contração muscular deles.


Equilibra os níveis de colesterol


Estudos em laboratório sugerem que o chocolate estimula a produção do HDL, o famoso bom colesterol, e reduz a do LDL, mais conhecido como colesterol ruim. O mecanismo ainda é desconhecido, mas suspeita-se de uma ação sobre as proteínas envolvidas na fabricação dessas moléculas. O cacau também impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos. O resultado? Menos chance das perigosas obstruções que levam a enfartes e derrames.


Causa sensação de saciedade


É difícil acreditar, mas esse alimento altamente calórico pode ajudar a emagrecer. O segredo estaria na capacidade de promover saciedade, sugere um estudo da Universidade Real de Copenhagen, na Dinamarca. Novamente, o benefício está associado ao consumo do tipo amargo. Os voluntários que consumiam um pedacinho dessa versão pela manhã ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia do que aqueles que preferiam o tipo ao leite.

Especialistas também suspeitam que as substâncias 2-feniletilamina (PEA) e N-aciletanolaminas, presentes no chocolate, reduzem a fome.


Diminui o estresse


O cacau possui um coquetel de substâncias relacionadas ao bem-estar, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina melhoram o humor.

Uma pesquisa constatou que indivíduos altamente estressados conseguiram controlar a tensão comendo apenas 40 gramas de chocolate amargo por dia ao longo de duas semanas. Os cientistas observaram que essa quantidade reduz o níveis dos hormônios e é um potente aliado para o combate ao estresse.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3717945.xml&template=3898.dwt&edition=19342&section=1028

Nenhum comentário: