BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS MENOS ESTRESSADOS

25/04/2012


Planejamento é fundamental.
Pressão por alcançar metas e volume de informação são as principais causas de estresse.

Um levantamento realizado pelo International Business (IBR) com 6 mil empresas em 40 países apontou que os brasileiros estão entre os menos estressados do mundo. Apesar de pesquisas apontarem um crescimento no nível de estresse do empresário local, um aumento de 10 pontos percentuais comparado ao ano de 2010, apenas 19% dos profissionais relatam que o estresse aumentou no último ano, enquanto a média global ficou em 28%.

O ranking coloca o Brasil em 30º lugar. A Grécia lidera entre os mais estressados, com 68%. Na sequência, aparecem China (60%), Taiwan (57%) e Vietnã (56%). No sentido oposto, entre os países com empresários menos estressados, estão Dinamarca (6%), Austrália (9%), Holanda e Rússia (13%).

Para Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento humano, o investimento em planejamento é essencial para uma rotina mais saudável.

Uma empresa com metas bem definidas faz com que as equipes se sintam desafiadas e valorizadas, isso é extremamente importante para construir um cenário positivo — explica.

Os dados apurados também apontaram que questões como conflitos internos e políticos na companhia, pressão para alcançar metas de desempenho e o volume de informação estão entre as maiores causas do estresse no Brasil.

Pensando em formas de fugir das situações de estresse, 72% dos executivos brasileiros apontam que realizam programas em casa e fora para aliviar, 64% preferem praticar esportes e 61% mantêm um ritmo regular de trabalho. Além disso, o IBR constatou que, globalmente, apenas 42% das pessoas consultadas tiram férias para amenizar o estresse.

Ações simples, mas que quebram completamente a rotina, são capazes de proporcionar uma sensação de bem-estar — recomenda o especialista.

Nenhum comentário: