GOVERNO PRETENDE IMUNIZAR 30 MILHÕES DE BRASILEIROS CONTRA A GRIPE

24/04/2012


Campanha mobilizará 240 mil profissionais.

Vacina será oferecida na rede pública de saúde de 5 a 25 de maio, para pessoas consideradas mais vulneráveis.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira o investimento de R$ 260 milhões na campanha de vacinação contra a gripe, que será realizada de 5 a 25 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. O objetivo da campanha é imunizar 30 milhões de brasileiros tanto contra a gripe sazonal quanto contra a influenza H1N1.

As vacinas adquiridas foram fabricadas pelo Instituto Butantã em parceria com laboratórios internacionais. A expectativa do governo é que no próximo ano a fabricação seja totalmente nacional. Atualmente, 96% das doses são produzidas no país.

A vacina contra a gripe muda todos os anos porque é feita a partir dos tipos de vírus influenza que mais circularam no ano anterior. Pela mesma razão, a vacina deve ser feita anualmente.

— O objetivo da vacina é reduzir o número de óbitos por conta da influenza em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, portadores de doenças crônicas, gestantes em qualquer período da gestação e trabalhadores da área da saúde — explicou o secretário.

Indígenas também serão vacinados, assim como presos, pois o confinamento potencializa a proliferação do vírus.

— Quando há vacinação de grupos vulneráveis, há proteção de todos os que convivem com eles — lembrou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o ministro, em 2011, houve uma redução de 66% no número de mortes e 44% na quantidade de internações geradas por influenza, graças à vacinação e ao uso de antigripais.

A coletiva de imprensa convocada para o anúncio da campanha contou com a presença do representante da Organização Mundial da Saúde Joaquim Molina. Ele destacou que o Brasil faz "a maior campanha de vacinação de todas as Américas". Este ano, a campanha de vacinação mobilizará cerca de 240 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em 65 mil postos de vacinação. 

Nenhum comentário: