ARTROSE GANHA NOVO TRATAMENTO

21 de abril de 2012


Pesquisa divulgada no Congresso Europeu de Osteoporose, que ocorreu em Bordeaux, na França, entre os dias 21 e 24 de março, concluiu que o ranelato de estrôncio (Protos) é eficaz no tratamento da osteoartrite, ou artrose. O medicamento, que está no mercado há mais de 10 anos, é indicado para o tratamento da osteoporose, mas mostrou que regride a progressão da doença. O mercado não lança nenhuma novidade para o tratamento da artrose há 20 anos, e os médicos esperam uma revolução no cenário.

O estudo, comandado por Cyrus Cooper, foi realizado em 18 países, em 98 centros de saúde, com 1.371 pacientes entre 62 e 72 anos. Dentre eles, 69% eram mulheres e 31% homens. A pesquisa, feita ao longo de três anos, comprovou que ele protege a cartilagem, agindo diretamente no condrócito (célula que forma o tecido muscular). A substância diminui a absorção e aumenta a formação da cartilagem. Além de prevenir a progressão da doença, a substância melhora também a dor articular e a função física dos pacientes. Os participantes da pesquisa apresentaram redução de 27% na perda de cartilagem, o que significa cerca de um ano de perda do tecido. Os resultados são tão surpreendentes que podem ser vistos através de um simples exame de raio X.

A osteoartrite é uma das doenças musco-esqueléticas mais frequentes, atingindo cerca de 10% da população mundial. As drogas que estão no mercado, atualmente, não mostram nenhuma modificação na doença, agem apenas no alívio da dor. O Protos comprova benefícios clínicos para pacientes com Osteoartrite até o nível 3 (nível em que o paciente ainda possui cartilagem) e tem um custo mais acessível que os demais medicamentos.

Nenhum comentário: