UMA GESTÃO BEM SUCEDIDA FADIGA EM PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA...

2O DE ABRIL DE 2015

Sarah Thomas e Peter Thomas


A fadiga é um dos sintomas mais comumente relatados e debilitantes da esclerose múltipla (MS) e pode reduzir significativamente a qualidade de um indivíduo de vida.

Ao contrário do cansaço que todos nós experimentamos, por vezes, a fadiga em pacientes com MS pode ter um impacto extremamente negativo - pode limitar ou impedir as pessoas de fazer atividades e coisas do dia-a-dia que realmente importam para eles.É a principal razão pela qual as pessoas com MS parar de trabalhar.

A pesquisa realizada na Universidade de Bournemouth (BU) vem enfrentando o desafio de gerir a fadiga em pessoas com EM, com resultados animadores.



Dr Sarah Thomas, Professor Peter Thomas e seus colegas da Unidade de Pesquisa Clínica da BU, juntamente com colaboradores do MS Serviço Dorset em Poole Hospital, desenvolveram um grupo baseado em gerenciamento de fadiga programa para pessoas com MS chamado facetas (Fadiga: Aplicando cognitiva comportamental e Técnicas ao estilo de vida eficácia Energia).

Este programa combina dotar as pessoas com as ferramentas e estratégias para gerir os seus níveis de energia de forma mais eficaz e apoiá-los para explorar diferentes mais úteis formas de pensar sobre a fadiga,.

O programa é entregue através de uma série de sessões semanais do grupo, facilitada por dois profissionais de saúde que têm a experiência de comportamentais cognitivas abordagens e de trabalhar com pessoas com EM. 

As sessões são altamente estruturado e incorporar uma combinação de técnicas de aprendizagem, incluindo apresentações, discussões em grupo, exercícios de flipchart e tarefas para fazer em casa.

FACETS foi avaliada em um estudo financiado MS Society liderada pelo professor Thomas com colaboradores de Poole, Bristol e Southampton. 

Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos; um dos que participaram do programa theFACETS além de cuidados habituais, e um dos que continuaram com os seus cuidados de rotina. 

Os resultados mostraram que o grupo FACETAS demonstrou melhorias na gravidade da fadiga e auto-eficácia em um período de quatro meses de follow-up. 

Um ano depois do início do julgamento, as melhorias ainda foram sustentados e melhorias adicionais na qualidade de vida foram ainda emergente.

Dada a natureza progressiva do MS, a natureza debilitante da fadiga, e da falta de efetivos fadiga tratamentos com drogas que funcionam para a maioria, esses resultados são encorajadores e importante.

As pessoas que participaram do programa FACETAS deu feedback após cada sessão e estas classificações indicaram alta satisfação global: ". Foi muito útil para mim, aprendi muito e fez a minha vida muito mais fácil eu recomendaria a ninguém.".

Para a equipe de pesquisa, um dos aspectos mais gratificantes da realização do seu trabalho foi vê-lo implementado em prática e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com EM. 

O Reino Unido MS Society desenvolveu a pesquisa em cursos de formação de um dia para profissionais de saúde, que são então capazes de aplicar seus novos conhecimentos para apoiar as pessoas com esclerose múltipla em suas áreas locais.

Alison Nock e Vicky Slingsby, ambos os terapeutas ocupacionais, foram entregando o treinamento. Até o momento, mais de 150 profissionais de saúde foram treinados em todo o Reino Unido, e que o curso tenha sido recebido de forma muito positiva. Um participante comentou: "O curso foi fantástico - o melhor treinamento que já tive em um tempo muito longo."


Não só foi a pesquisa do benefício para as pessoas com EM, que também inspirou uma série de outros projetos de pesquisa em toda a Europa.

Uma equipa de investigação francesa baseada na Université Paris Ouest Nanterre La Défense estão olhando para desenvolver sessões de reforço para o programa de facetas, que será particularmente útil, dada a natureza imprevisível e progressiva de MS. 

Outros pesquisadores na Noruega e Alemanha também estão a realizar um trabalho para adaptar o programa FACETAS para diferentes ambientes clínicos e sistemas de saúde.

FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESTA POSTAGEM...

Nenhum comentário: