MEDICAMENTO PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA OBTÉM REGISTRO NA ANVISA...

14/04/2015

Tratamento oral é o mais prescrito no mercado americano...


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por regulamentar o mercado farmacêutico no Brasil, concedeu o registro a um medicamento oral para tratar pacientes adultos com esclerose múltipla recorrente remitente, forma mais comum da doença que afeta o sistema nervoso central e compromete, entre outras funções, a mobilidade. 

O Tecfidera (fumarato de dimetila), da empresa Biogen, já é comercializado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e União Europeia. Em seis meses de comercialização no mercado americano, o medicamento tornou-se a terapia mais prescrita para o tratamento da doença.

O tratamento demonstrou perfil favorável de eficácia, segurança e tolerabilidade, e provou clinicamente a redução de importantes medidas de atividade da doença, incluindo a ocorrência de surtos e o desenvolvimento de lesões cerebrais. 

Além disso, retardou a progressão da incapacidade ao longo do tempo. O medicamento foi testado em um programa de desenvolvimento clínico que incluiu dois estudos globais em fase 3 que acompanharam mais de 2,6 mil pacientes. 

E também em um estudo de extensão de longo prazo em andamento, em que alguns pacientes que receberam o medicamento foram acompanhados por mais de seis anos e meio.

A expectativa é que o medicamento seja disponibilizado para comercialização no Brasil no último trimestre de 2015.

Tecfidera é a quarta terapia que a Biogen disponibiliza às pessoas com esclerose múltipla. As três anteriores são Avonex (betainterferona 1a), Tysabri (natalizumabe) e Fampyra (fampridina).

Nenhum comentário: