MULHERES COM FIBROMIALGIA TÊM MAIS FINOS NERVOS CORNEANOS...

21 de abril de 2015
NEUROPATIA FIBRA PEQUENO EM MULHERES COM FIBROMIALGIA. UMA AVALIAÇÃO IN VIVO UTILIZANDO CORNEAL CONFOCAL BIO-MICROSCOPIA
A linha consistente de investigação sugere que a fibromialgia é uma síndrome de dor neuropática.


Esta perspectiva foi recentemente reforçada por vários estudos controlados que descrevem a diminuição da densidade de fibras nervosas pequena em biópsias de pele de pacientes com fibromialgia.



A córnea recebe a mais densa inervação fibra pequena do corpo.



Bio-microscopia confocal de córnea é um novo método não invasivo para avaliar a morfologia de fibras nervosas da pequena.



Nosso objetivo foi avaliar a morfologia da córnea de fibras nervosas pequeno em pacientes com fibromialgia, e associar nervosas da córnea características microscópicas com descritores de dor neuropática e outros sintomas da fibromialgia.

MÉTODOS:

Foram estudados 17 pacientes com fibromialgia e 17 indivíduos de controle saudáveis ​​da mesma idade.


Todos os participantes completaram questionários diferentes em relação aos sintomas da fibromialgia, incluindo um levantamento dor neuropática.



Uma varredura de espessura corneana central foi obtida com um microscópio confocal.



Nervosas medições foram feitas por um único oftalmologista sem conhecimento do diagnóstico clínico.



Espessura do nervo do estroma foi definido como a média entre a maior e a parte mais estreita de cada nervo analisados ​​estromal.Densidade nervo plexo sub-basal Corneal também foi avaliada.




Resultados:



Os pacientes com fibromialgia tinham espessura nervo estromal de 5,0 ± 1,0 micrômetros (média ± desvio padrão) significativamente diferentes dos valores do controle (6,1 ± 1,3) p = 0,01.



Os pacientes também tinham diminuição da densidade nervo plexo sub-basal por milímetro quadrado (85 ± 29) vs. 107 ± 26 de controles de p = 0,02.



Quando os controles e os pacientes foram agrupados, houve uma associação entre magreza nervo estromal e descritores de dor neuropática (de Fischer exato teste p = 0,007).



As mulheres que sofrem de fibromialgia têm mais finos nervos estroma corneal e densidade nervo plexo sub-basal diminuído quando comparado com controles saudáveis. Escassez nervo está associado com os descritores de dor neuropática.



Neuropatia fibra pequeno pode desempenhar um papel na patogênese da dor da fibromialgia.



Microscopia confocal de córnea poderia tornar-se um teste útil no estudo de pacientes com fibromialgia.



FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESTA POSTAGEM...



Nenhum comentário: