Bom Jesus do Itabapoana recebe Unidade Móvel de Ressonância Magnética do Governo do Estado...

15 Abril 2015

Serviço estará disponível na região entre os dias 16/04 e 14/05
Pacientes de Bom Jesus de Itabapoana e outros 13 municípios poderão ser atendidos pela Unidade Móvel de Ressonância Magnética do Governo do Estado, que estará na cidade entre os dias 16 de abril e 14 de maio. Além de Bom Jesus, a iniciativa engloba as cidades de Varre Sai, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Miracema, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira, Cambuci, Santo Antonio de Pádua, Aperibé e Itaocara.

O equipamento móvel está localizado na Rua Philomena Cyrillo, 50, Centro de Bom Jesus, em frente à secretaria municipal de Saúde.

Os exames são realizados a partir do agendamento prévio, feito pela secretaria de saúde de cada município com a SES. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, e aos sábados e feriados das 07h30 às 15h. Os resultados são disponibilizados para os pacientes através das secretarias municipais.

169 mil exames - Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado bateram a marca de 169 mil procedimentos realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem INVESTIMENTOS de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

Interior beneficiado - Em 2009, foi inaugurado o primeiro tomógrafo que, assim como os outros três aparelhos, roda municípios-polo escolhidos por sua localização ou densidade demográfica, beneficiando também cidades próximas. Em agosto de 2010, o Estado colocou na estrada a ressonância magnética, que já percorreu 27 municípios, atendendo 29.498 pacientes e realizando 35.063 exames.

No ano seguinte, foi inaugurada a segunda unidade itinerante de tomografia móvel que, junto com o primeiro aparelho, já rodou todo o estado, atendendo 81.858 pacientes e realizando 110.883 procedimentos. Em dezembro de 2013, a população fluminense ganhou o mamógrafo móvel, responsável por fazer, até o momento, 15.790 mamografias, 7.888 ultrassonografias e 261 biópsias.

Equipamentos de última geração - Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A diferença entre a tomografia e a ressonância magnética não está na qualidade, mas, sim, nas aplicações e tecnologia. Para tecidos moles, como encéfalo, medula espinhal e óssea, músculos, tendões, meniscos, cartilagem, fígado, vasos e artérias cerebrais, a ressonância é mais indicada por ter maior sensibilidade e especificidade diagnóstica. Já para pacientes vítimas de trauma, com cálculos renais e doenças do tórax, a tomografia é o procedimento ideal.

A mamografia é indicada para diagnóstico de lesões e tumores nas mamas. No serviço disponibilizado pelo Governo do Estado, também é possível realizar ultrassonografia nos pacientes do Sistema Único de Saúde e biópsias mamárias, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano.


Nenhum comentário: