ANVISA LIBERA NOVO MEDICAMENTO CONTRA HEPATITE C...

31 de mar de 2015‎

Mais um medicamento de ajuda ao combate a Hepatite C entra para a lista de liberados pela Anvisa – Agência …


Mais um medicamento de ajuda ao combate a Hepatite C entra para a lista de liberados pela Anvisa – 

Agência Nacional de Vigilância Santária em atuação no Brasil. O Sofosbuvir vai passar a também auxiliar no tratamento dessa doença infecciosa causado por causa de um vírus, o VHC. Depois da liberação do órgão, a espera é que o mesmo comece a ser disponibilizado ao público a partir do final do ano de 2015. 

Com ele, o tempo de tratamento da doença passaria de um ano para cerca de três meses, sendo que o mesmo é realizado de forma oral e bem menos evasivo para as pessoas. A liberação da mesma faz parte de medidas urgentes que o governo precisa tomar em relação as políticas públicas de prevenção e combate a hepaties virais e a Aids, esta ainda sem cura.

De acordo com informações no Ministério da Saúde, o registro do Sofosbuvir está sendo realizado e deve ajudar aquelas pessoas que sofrem com a doença em sua forma crônica. O vírus ataca o fígado do ser humano na maior parte das infecções, levando as pessoas a desenvolverem casos de câncer ou cirrose hepática, por exemplo, mesmo entre os que não bebem. Um transplante de fígado pode ser a saída para melhorar, mas 90% dos caros são curáveis quando o tratamento é feito de forma correta.
A faixa mais afetada pela doença é depois dos 45 anos de idade, sendo o principal público do remédio. Apesar disso, o comprimido, que deve ter a concentração de 400 mg, pode ser usado por qualquer pessoa desde que tenha uma receita médica.

A proposta é que o medicamento possa fazer parte da lista de remédios disponibilizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde, sendo o terceiro a ser disponibilizado pela Anvisa. Eles vão figurar ao lado do Daclatascir e do Simeprevir, ambos liberados no primeiro trimestre do ano. Segundo informações do Ministério da Saúde, os três conseguem participar de um tratamento eficiente contra a Hepatite C.

Com a liberação, o Brasil figura entre os únicos países do mundo a oferecer um tratamento totalmente gratuito contra a doença. Por enquanto, o Ministério ainda está trabalhando com as concessões laboratoriais para ver quem vai atuar na produção do novo medicamento.

No mundo, a estimativa é que cerca de 185 milhões de pessoas sofram com a Hepatice C e desenvolvido a sua forma crônica, cerca de 3% da população. A doença é transmitida por meio de contato sanguíneo com uma pessoa já infectada, como o compartilhamento de seringas, transfusões de sangue e material não esterilizado (como lâminas de barbear ou de depilação, piercings e alicates de unha, por exemplo). A passagem de mãe para filho também pode ocorrer.

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Sofosbuvir auxilie no tratamento de mais de 60 mil pessoas no Brasil nos dois anos após a sua disponibilização pelo SUS. No dia 28 de julho se comemora o Dia do Combate as Hepatites Virais.

Nenhum comentário: