SINOVITE...INFLAMAÇÃO NA ARTICULAÇÃO PODE NÃO DAR SINAIS CLÍNICOS...

26/04/2015

Comumente associada a doenças específicas, dor também pode ser o resultado de traumatismo ou sobrecarga. Repouso é tratamento indicado.

Sinovite indica inflamação no revestimento da articulação, ou sinóvia. 

Quando ocorre  a inflamação dos tecidos que revestem uma articulação damos esse nome. 

É comumente associada com doenças específicas, tais como a artrite ou a gota, mas pode também ser o resultado de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo. 

Os sintomas de sinovite pode incluir vermelhidão, inchaço, calor e dor com o movimento articular. 

Algumas vezes até parado dói.


O que é sinovite subclínica?

Sinovite subclínica é uma inflamação do revestimento da articulação que não é encontrada durante um exame físico, mas os pacientes podem se queixar de dor articular e rigidez matinal prolongada, ou seja, o paciente se queixa (sintoma), mas no exame físico não se encontra os sinais.

Diagnóstico

Novas técnicas, como a ressonância magnética, podem detectar a sinovite subclínica. 

O significado dos achados na ressonância magnética não são tão claros, mas é possível verificar um aumento de volume líquido, que por meio de contraste “ressalta” e destaca a inflamação na ressonância confirmando o diagnóstico.

Podemos também lançar mão de medidas e sinalizadores de inflamação no sangue (ex: taxa de sedimentação de eritrócitos VHS, e de proteína C-reativa, ou PCR) Quando elevadas essas taxas o paciente se torna susceptível de desenvolver lesões articulares.

Mas existem alguns pacientes com artrite reumatóide ativa, que não têm as articulações tipicamente inchadas, mas podem ter questões de qualidade de vida com base em seus sintomas, e outras queixas necessitando de investigação e tratamento específicos , incluindo metotrexato e drogas biológicas.


Saiba mais

Irritantes e até dolorosos: saiba como prevenir e tratar calos e calosidades

Neuropatia do pés: se não tratada, pode acabar com carreira do corredor

O pé e suas funções: a importância de ficar descalço e mantê-lo trabalhando

Sabia que os ossos incham? Edema causado por colisão gera dor intensa

Por que as articulações estalam? Veja os motivos e saiba se são prejudiciais

Pé equino pode ser congênito ou adquirido. Saiba identificar e tratar

Avaliação por um ortopedista irá ajudar a confirmar o diagnóstico, e ajudar a excluir outras preocupações possíveis, tais como fraturas ou infecções.

O cirurgião pode puncionar uma amostra de fluido da articulação para analisar e procurar por células inflamatórias, ou pode solicitar RX ou outros exames de imagem avançada para avaliar melhor a articulação afetada.

Tratamento


O tratamento para a sinovite inclui repouso, gelo, imobilização e medicamentos orais não-esteróides ou anti-inflamatórios esteróides (corticoides),  podendo incluir até mesmo injeções sistêmicas ou locais de esteróides na articulação. 

A cirurgia pode ser indicada em casos de longa duração ou de não resposta ao tratamento conservador.


Nenhum comentário: