SURDO,EU?

12 de novembro de 2011



 Primeiros sintomas podem aparecer por volta dos 40 anos

Motor de carro passando na avenida, burburinho na praça de alimentação do shopping, música alta nos fones de ouvido. Envolvidos pela rotina, não prestamos atenção nos ruídos do dia a dia – muito menos nas consequências que eles podem ter em nossa saúde, a longo prazo. A perda auditiva induzida por ruído é uma delas. Como ocorre de forma gradativa, muita gente só busca tratamento quando o problema já está em grau elevado.

Quanto antes a pessoa procurar ajuda, melhor, pois a perda da audição muitas vezes provoca isolamento, já que não se compreende direito o que os outros dizem, e pode levar até à depressão – alerta a fonoaudióloga Joseane Novôa Fin.

Cerca de 15% da população mundial sofre de zumbido e 5 milhões de brasileiros têm algum grau de surdez, segundo a Organização Mundial da Saúde. É bom ficar atento aos sinais que podem começar aos 40 anos, por causa do envelhecimento natural do organismo, quando as células ciliadas da orelha interna começam a morrer. Com o avanço da idade, a percepção de sons de alta frequência fica limitada. Mas é depois dos 65 anos que a perda auditiva tende a ser mais severa.

Para identificar de forma precoce o problema, a tecnologia tem sido uma grande aliada. Um exemplo é a ferramenta online Hearing Guardian V1 – disponível para download gratuito no site www.biosom.com.br –, que promete melhorar a sensibilidade auditiva. Desenvolvida no Centro de Fisiologia Auditiva da Universidade da Califórnia (Ucla), em Los Angeles, e já aprovada pela FDA, agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, promete restaurar até 10 decibéis de audição perdida. O software tem a capacidade de identificar problemas a partir da frequência auditiva do usuário.

Preste atenção nos sinais

> Você costuma ver TV com o volume mais alto do que os demais?

> Você pede frequentemente para que repitam frases?

> Você sente dificuldade para acompanhar conversas em grupo?

O QUE FAZER
 
Responder sim aos questionamentos acima é um indicativo de que haja algum déficit auditivo, ainda que não esteja tão evidente. Vale procurar um otorrinolaringologista, que fará uma avaliação clínica do problema, e um fonoaudiólogo, que está apto a realizar testes de audiometria e indicar a prótese adequada.

PARA PREVENIR
 
> Mantenha o volume da TV em um volume razoável.

> Diminua a exposição e o volume do fone de ouvido.

> Tente evitar ambientes muito barulhentos.

> Use protetores auriculares quando não for possível escapar do barulho.

Nenhum comentário: