BOCA SECA PODE COMPROMETER SAÚDE BUCAL

  24/11/2011
 


Boca seca também afeta o paladar.


Além da boa escovação dos dentes e do uso de fio ou fita dental, a saliva contribui para a eliminação de algumas bactérias.

 

 

A boca seca não é apenas uma questão de incômodo, mas um problema que afeta o paladar — roubando o sabor dos alimentos — e compromete a saúde bucal.

O cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes alerta que essa condição pode causar graves problemas. Além de prevenir cáries e outros problemas bucais, a saliva evita a proliferação de bactérias na boca e lubrifica o ambiente bucal.

— Além da boa escovação dos dentes e do uso de fio ou fita dental, a saliva contribui para a eliminação de algumas bactérias, bem como diminui a acidez da boca. A pessoa pode apresentar mau hálito, lábios ressecados, dor de garganta, alteração no paladar, dificuldade na fala, dificuldade de engolir e, principalmente, aumento de cáries, infecções periodontais e inflamações gengivais — resultando na perda total dos dentes naturais, caso não recorra a um tratamento adequado — ressalta o especialista.

De acordo com o cirurgião, a boca seca está associada a vários fatores. Ele destaca os relacionados com o desdobramento do uso de medicamentos ou com situações que comprometam a estabilidade da saúde — caso da respiração bucal, das doenças autoimunes e de alguns tratamentos médicos.

— Trata-se de um efeito colateral relacionado com mais de 700 drogas conhecidas, entre antidepressivos, anticolinérgicos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, diuréticos, analgésicos, relaxantes musculares e muitas outras. Mas, também, há fatores emocionais — como estresse — que podem desencadear xerostomia, bem como condições específicas que levam ao quadro de boca seca, como tratamento de câncer, síndrome de Sjögren, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, Aids e até diabetes — afirma.

Moraes explica que é preciso procurar um especialista tão logo se perceba as primeiras alterações na mucosa oral, já que a boca seca pode evoluir para lesões, feridas ou favorecer a perda dos dentes.

— Esse paciente tem de ser examinado frequentemente, porque tem um risco bastante aumentado de cáries ou de doenças das gengivas e precisa, portanto, de aplicações tópicas de flúor e manutenção de boca desinfetada para prevenir o agravamento desses quadros — diz.

Como estimular a produção de saliva naturalmente
:: Consumir alimentos que estimulam o fluxo de saliva e refrescam o hálito. São eles: rúcula, agrião, aspargos, jiló, salsão, hortelã, maçã, pêra etc.

:: Mastigar bem os alimentos. Isso ajuda na produção de saliva e na digestão também.

:: Aumentar a ingestão diária de líquidos, dando preferência à água e aos chás de hortelã, erva-doce, boldo e carqueja. Sucos de frutas também são ótimas dicas.

:: Evitar cigarros e bebidas alcoólicas. Eles costumam agravar ainda mais os quadros de boca seca.

:: Excluir da rotina a ingestão de doces muito caramelizados, como frutas em calda, balas de goma e de coco, geleias, etc.

Fundamental para quem tem boca seca
:: Utilizar diariamente o fio dental

:: Usar escovas com cerdas macias

Nenhum comentário: