DORMIR DE LADO GARANTE SONO MAIS SAUDÁVEL

22/11/2011 


 Deitar de bruços prejudica a coluna.


Noites mal dormidas podem causar dores na coluna e até enxaquecas.

 

 Uma noite mal dormida transforma o dia seguinte num pesadelo. Além disso, costuma gerar dores no pescoço e nas costas. Para melhorar essa situação é importante descobrir qual a melhor posição para dormir. Segundo Lucas Leme, especialista em distúrbios do sono do Hospital Federal da Lagoa, da rede do Ministério da Saúde, para aumentar a qualidade do sono e aliviar o desconforto no pescoço e nas costas é importante modificar os hábitos na hora de dormir.

Leme explica que a posição de barriga para cima nunca é recomendável porque dificulta a respiração. Nessa posição, diz ele, costuma haver um sono mais superficial. Também não é recomendável dormir de bruços, porque isso afeta a coluna, que fica prejudicada ao longo dos anos.

— O ideal é as pessoas dormirem de lado, quer dizer, numa posição de decúbito direito ou esquerdo — orienta o especialista.

Um travesseiro de altura média ajuda a manter a coluna alinhada, proporcionando mais conforto na hora de dormir.

— Travesseiros muito altos podem comprometer o alinhamento do pescoço, gerando dores no pescoço, ombros e costas, assim como dores de cabeça e até enxaquecas — explica Leme.

É possível encontrar travesseiros com alturas reguláveis, que podem ser adaptados conforme o gosto e a necessidade de cada um.



Alimentação também interfere

 
O que se come antes de deitar pode influenciar na qualidade do sono. Vale evitar alimentos refinados, como arroz branco, farinhas brancas e pão branco. Segundo Ana Angélica, consultora do sono, alimentos como alface, maçã, pepino, salsão e ervas como a camomila e a cidreira são indicados porque ajudam a relaxar.

Infusões de melissa e camomila também melhoram a qualidade do sono porque possuem substancias que diminuem a agitação e melhoram os desconfortos gástricos e instestinais — sugere.

Alimentos fonte de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

 

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3570115,Dormir-de-lado-garante-um-sono-mais-saudavel.html

Nenhum comentário: