ASSEMBLÉIA CONVOCA SESSÃO PARA DISCUTIR FALTA DE MEDICAMENTO NA PB

24/11/2011


Pacientes reclamam de desabastecimento de remédios de uso contínuo.
Portadora de Lupus está há três meses sem receber.

 

 

As reclamações constantes de pacientes que dependem da distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo por parte do Governo da Paraíba motivou deputados da Assembleia Legislativa a convocar uma sessão especial para discutir as suspeitas de crise no setor. O debate vai acontecer na segunda-feira (28), às 14h30 (horário local), em João Pessoa. A população reclama que falta medicamento para vários tipos de doença, como mal de Alzheimer, asma, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia, Esclerose Múltipla e lupus.

O órgão responsável pela distribuição é o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex), pertencente à Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com a deputada Daniella Ribeiro (PP), que propôs o debate na Assembleia, o problema afeta principalmente o centro situado em Campina Grande, que atende a cerca de 8 mil usuários da região. Por isso, foram convocados diretores do órgão, representantes da Saúde Estadual e pacientes que se dizem prejudicados.

A paciente Karina Alves de Barros, de 24 anos, é uma das pessoas que se dizem prejudicadas pelo desabastecimento. Em contato pelo VC no G1, ela informou que é portadora de lupus, mas há três meses não recebe dois tipos de remédios para o tratamento contínuo. Moradora de Sumé, a paciente procurou a Secretaria Municipal de Saúde, a qual teria informado que o repasse não estava sendo feito pela central localizada em João Pessoa.

"Uma caixa custa R$ 116 e a outra é R$ 68. Além disso, temos que pagar o Sedex, porque elas vêm de Belo Horizonte. Não temos condições de sustentar essa situação. Os sintomas começam a aparecer se eu passo um tempo sem tomar o remédio. Recentemente, passei 21 dias internada em Campina Grande. Sentia dores de cabeça e comecei a urinar sangue", lamentou.

A reportagem falou com a diretora do Cedmex, Marília Paranhos, na quarta-feira (23) e repassou os dados de Karina. Solicitamos informações sobre os motivos da falta do medicamento, mas não obtivemos respostas até a quinta-feira (24).

FONTE:http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2011/11/assembleia-convoca-sessao-para-discutir-falta-de-medicamentos-na-pb.html

Nenhum comentário: