LULA SOLIDÁRIO,IMAGENS PARA SE ALIAR AO COMBATE AO CÂNCER

17 de novembro de 2011 









Na luta contra a doença que soma quase 500 mil novos casos ao ano, ex-presidente muda rosto que marcou a política nacional.

 

 Dezoito dias após descobrir um câncer na laringe, Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, passou ontem por um ritual comum às vítimas da doença.

O ex-presidente cortou o cabelo e a barba e manteve apenas o bigode – alterando uma imagem de décadas, que se tornou pública a partir das greves dos anos 70.

Pela primeira vez desde que o então líder sindical despontou como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, os brasileiros estão vendo Lula de rosto raspado. Nas cinco eleições presidenciais disputadas por ele, a barba foi uma marca – apesar de ter sido domada com o passar do tempo. Lula chegou a ser apelidado de sapo barbudo por Leonel Brizola.

A decisão do ex-presidente é um incentivo aos brasileiros que enfrentam a mesma doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são detectados cerca de 489 mil casos novos de câncer por ano no país.

Foi a ex-primeira-dama Marisa Letícia quem raspou a barba e o cabelo do marido. Em nota, o Instituto Lula informou que o ex-presidente se antecipou à queda de cabelo decorrente do tratamento. A equipe médica do petista previa que, a partir desta semana, ele começaria a perder tanto a barba quanto o cabelo. O ex-presidente permaneceu ontem em seu apartamento em São Bernardo do Campo, onde foi submetido a um exame de sangue pela manhã. Ele ficou em jejum até o procedimento.

Por conta do tratamento, o ex-presidente não compareceu ao evento para discutir investimentos na África promovido pelo Instituto Lula. Na próxima semana, o ex-presidente inicia o segundo ciclo de quimioterapia para tratar o câncer na laringe. Ele deve ser internado no Hospital Sírio-Libanês na segunda-feira, quando completará 21 dias da primeira sessão de quimioterapia. O ex-presidente terá de completar três ciclos para dar início ao tratamento radioterápico.

Devido ao tratamento, Lula não tem saído de seu apartamento, onde vem recebendo visitas frequentes. Na sexta-feira, gravou participação no programa partidário do PT que será veiculado em cadeia nacional no próximo mês.

Diagnosticado com um tumor no dia 29 de outubro, Lula demonstra estar bem. O diagnóstico foi feito em exame realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula reclamava de rouquidão havia algumas semanas.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3564452.xml&template=3898.dwt&edition=18377


Nenhum comentário: