26/11/2011
Gasto excessivo de energia cerebral traz desgaste e desmotivação.
Autor de "Brainconomics - Descubra suas habilidades e maximize sua eficiência" afirma que conhecer pontos fortes e fracos evita gasto desnecessário de energia.
Técnicas de gestão, aliadas à neurociência, podem ser aplicadas à busca pelo sucesso. É o que sugere o livro Brainconomics — Descubra suas habilidades e maximize sua eficiência, do médico oncologista e presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, Auro del Giglio.
Baseado em pesquisas recentes sobre o assunto, o autor demonstra que é preciso trabalhar os pontos fortes, ignorando as fraquezas, para se alcançar o sucesso profissional. Caso contrário, haverá um gasto excessivo de energia cerebral, o que trará desgaste e desmotivação.
— Analisando a literatura sobre esse tema, percebemos que a chave do sucesso está relacionada, na maioria das vezes, às escolhas e às alternativas que levam a um gasto menor de energia livre cerebral — afirma.
Giglio sustenta a ideia de que um consumo excessivo de energia provavelmente diminuirá a energia disponível para que o cérebro desempenhe suas atividades mais nobres e produtivas.
— As pessoas têm diferentes pontos fortes e fracos, e conhecê-los melhor, seguramente, as poupará de um gasto desnecessário de energia — garante.
O mesmo vale para as organizações. De acordo com o autor, as empresas devem distribuir as funções conforme as habilidades de cada pessoa. Se baseadas nos pontos fortes dos funcionários, as corporações poupam energia, o que gera melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário