ANVISA LIBERA NOVAS DROGAS PARA COMBATER HEPATITE C

07/11/2011 

Substâncias impedem a replicação do vírus no organismo.

 

Usados na Europa e nos Estados Unidos, o telaprevir e o boceprevir foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país. O telaprevir recebeu o aval da agência neste mês e o boceprevir, em julho.

A entrada no Brasil de duas novas drogas contra a hepatite C, cujos tratamentos atuais são de baixo sucesso, pode mudar a vida dos 3 milhões de infectados no país. A expectativa é que as drogas estejam disponíveis na rede pública em 2012. As drogas são inibidores de protease e impedem a replicação do vírus.


Saiba mais sobre a hepatite C

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, causada por um vírus denominado VHC. A transmissão da doença acontece quando o sangue contaminado pelo vírus penetra na corrente sanguínea, por meio de transfusão de sangue, hemodiálise, uso de seringas com sangue contaminado, entre outros.

A evolução da doença é lenta e pode chegar a mais de 30 anos sem que o doente perceba. Algumas consequências possíveis são hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado. Tanto a cirrose como o câncer de fígado podem levar a uma indicação de transplante de fígado. A hepatite C pode ser detectada por meio de exame de sangue.

Nenhum comentário: