CÂNCER,A LUTA DE LULA

05 de novembro de 2011



Quem bebe e fuma aumenta em 90% a chance de ter tumores na região do pescoço e da cabeça.

 

 

Ao ser vítima de um câncer na laringe, o ex-presidente Lula chamou atenção para uma doença que pode ser evitada. Sua luta – do diagnóstico, passando pela opção de tratamento, primeiras sessões de quimioterapia –, tudo vem sendo acompanhado em tempo real pela imprensa mundial.

O momento serve para alertar que fatores ambientais e hábitos como o consumo de álcool e tabagismo estão diretamente ligados ao surgimento desse câncer. Há o fator genético, mas é insignificante se comparado à exposição a esses agentes – diz o oncologista do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Lago.

Segundo Lago, o que faz com que essas pessoas tenham mais chance de ficar doentes é a agressão contínua à mucosa, podendo vir a se transformar em uma célula tumoral.

Em geral, pessoas que bebem e fumam diariamente, não se alimentam bem, não se exercitam e não levam uma vida saudável são mais suscetíveis – assinala.

De acordo com um artigo publicado em 2001 na Cancer Causes and Control, a probabilidade de desenvolver algum desses cânceres cresce ao menos quatro vezes para quem bebe um copo de cerveja por semana durante um a 15 anos. Esse risco é seis vezes maior para a pessoa que bebe até 10 doses de cachaça por semana e 10 vezes mais elevado para quem toma mais de 10 doses de uísque.

Estrutura formada por músculos e cartilagem, localizada entre a base da língua e traqueia que tem como principal função abrigar as cordas vocais, que produzem a voz, a laringe também é responsável por proteger as vias aéreas inferiores (pulmão) de aspirações de alimentos durante a deglutição. É por ela que o ar que respiramos chega aos pulmões. Com os avanços da oncologia, a cirurgia de remoção do tumor tem ficado em último plano. O objetivo é poupar a voz, a deglutição ou a respiração do paciente, que podem ser danificados após o procedimento.

É o caso de Lula. Apesar de não se saber qual droga ele está utilizando, especula-se que o ex-governante seja submetido a anticorpos monoclonais, também chamados de terapia-alvo, quimio cuja medicação combate as células tumorais sem atingir as sadias. O tratamento, ainda caro, não existe pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vida de palanques e comícios do ex-presidente pode ter camuflado um sintoma típico do câncer de laringe. A rouquidão, isolada e prolongada, é alarmante e um dos grandes indicativos da doença, revela Ricardo Caponero, oncologista da Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo.

Mais sobre a doença.

> De difícil identificação, o câncer de laringe manifesta-se por rouquidão, dor na deglutição e, em casos avançados, falta de ar. O consumo de álcool e tabagismo estão diretamente ligados.

> O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. 

Nenhum comentário: