EQUIPE MULTIDISCIPLINAR AJUDA A LIDAR MELHOR COM EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA

09/11/2011



 Fadiga sentida por Lula depois da primeira sessão é considerada normal pela equipe médica que o acompanha.


Ocorrências de febre e enjoos são inevitáveis durante o tratamento, diz oncologista.

 

 Depois de cinco dias de aplicação contínua dos medicamentos quimioterápicos contra o câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sentiu o mais leve dos efeitos colaterais do tratamento: a fadiga. Outras reações comuns são febre, náuseas e redução de glóbulos brancos, o que baixa a imunidade do paciente e o torna mais suscetível a infecções. De acordo com o oncologista Rodolfo Radke, chefe da Oncologia Clínica da Santa Casa de Porto Alegre, os efeitos são inevitáveis.

Qualquer medicamento tem efeito colateral, a diferença é que a quimioterapia tem reações mais severas. Por isso, em oncologia, o tratamento deve sempre contar com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar — destaca Radke.

Segundo ele, os efeitos provocados pela quimioterapia são conhecidos pelos especialistas, até por isso se estebelece o intervalo médio de 21 dias entre uma sessão e outra, para que o corpo possa se restabelecer das complicações até a próxima aplicação, conforme explica o médico. A intensidade dos efeitos varia de cada paciente, assim como o tipo de acompanhamento de que ele possa precisar.

Enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais podem dar suporte durante o tratamento. Acompanhamento odontológico também é necessário para evitar complicações a longo prazo, causadas pela radioterapia — explica o médico.

Para o cirurgião oncológico Luiz Paulo Kowalski, que faz parte da equipe que acompanha o ex-presidente Lula, quando o paciente consegue tolerar os efeitos, ele não atrasa o tratamento, o que pode fazer diferença nos resultados futuros.

 

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3555990,Equipe-multidisciplinar-ajuda-a-lidar-melhor-com-efeitos-colaterais-da-quimioterapia.html

Nenhum comentário: