PRIMEIRO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA DE MATO GROSSO DEVE OCORRER EM 2015...

27/04/2015

Com consultoria do Hospital Israelita Albert Einsten, de São Paulo, o Santa Rosa caminha para um novo projeto. Para discutir a ação, acontece nesta terça-feira(28) acontece em Cuiabá a primeira palestra sobre a implantação do Transplante de Medula Óssea (TMO) em Mato Grosso. 

O evento conta com a palestra da Dra Andreza Ribeiro, médica hematologista do Hospital Albert Einstein. Com isto, o primeiro Transplante de Medula Óssea deve ocorrer ainda em 2015.


“A palestra será direcionada para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e toda equipe multiprofissional da área da saúde.

Serão passadas informações importantes sobre o Transplante de Medula Óssea, já que ainda não oferecemos esse tratamento em nosso serviço. 

Na verdade, o Hospital Santa Rosa será pioneiro no Estado do Mato Grosso a realizar o TMO.

Nosso objetivo é atender não apenas os pacientes encaminhados para Transplante de Medula Óssea do nosso estado, mas da região norte do país, assim como do Mato Grosso do Sul”, afirmou o gerente de farmácia da oncologia do Hospital Santa Rosa, Luisa Florentino Guedes, através da assessoria.

Inicialmente, será realizado o autotransplante de medula óssea (Autólogo) , e posteriormente, o Transplante de Medula Óssea Alogênico, que envolve doadores. 

O transplante de Medula Óssea é um tratamento proposto para algumas doenças malignas como Leucemias, Linfomas, Mieloma Múltiplo e outras, ou não malignas como algumas doenças congênitas, que afetam as células do sangue. 

Ele consiste na substituição de células de uma medula óssea doente, por células-tronco de uma medula óssea sadia, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

“O tratamento é complexo, exige um acompanhamento intenso de toda a equipe, o paciente geralmente permanece até 40 dias em recuperação no hospital para ter alta”, explicou André Fontes Laske, o gerente de enfermagem da oncologia do Hospital Santa Rosa.

Serviço

A palestra acontecerá no dia 28 de abril, no auditório do Hospital Santa Rosa, às 19h.

Postar um comentário