OSTEOPOROSE PODE SER RESPONSÁVEL POR MAIS DE 66 MIL FRATURAS DE QUADRIL ESTE ANO...

18/04/2015


 
Estudo pretende colaborar na elaboração de métodos de prevenção mais eficazes



Uma pesquisa inédita estima a possível ocorrência de 66.760 mil casos de fratura de quadril por osteoporose neste ano. O Estudo Brasileiro de Validação em Osteoporose (BRAVOS) levantou dados relevantes que podem auxiliar na elaboração de métodos de prevenção mais eficazes para o problema que atinge principalmente idosos acima de 50 anos.

 — As fraturas de quadril estão entre os problemas de saúde mais onerosos para o SUS atualmente. Afinal, exigem uma série de cuidados e, quase sempre, são irreversíveis — diz Cristiano Zerbini, reumatologista da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

Idealizador do BRAVOS, juntamente com a médica Vera L. Szejnfeld, Zerbini também alerta para o resultado da pesquisa, pois, segundo ele, o problema pode deixar pessoas paraplégicas e sujeitas a uma série de complicações capazes de reduzir consideravelmente a expectativa de vida.

Realizado por membros da ABRASSO com o auxílio de pesquisadores da USP e Unifesp, o estudo foi concebido a partir de um levantamento de 982 casos de fraturas osteoporóticas de quadril ocorridos, entre fevereiro de 2010 e março de 2012, em hospitais públicos de Belém, Vitória e Joinville. 

As cidade foram escolhidas porque representam com fidelidade o perfil das regiões onde estão inseridas e refletem uma amostragem do território nacional.

Saiba por que você precisa se prevenir da osteoporose antes dos 30 anos

Uso de suplementos de cálcio para amenizar efeitos da osteoporose ainda é controverso

— Vimos com mais clareza que o problema nem sempre está associado apenas ao ambiente e à alimentação, mas também a fatores genéticos e ao estilo de vida — revela Zerbini.

De acordo com a pesquisa, o principal fator para as fraturas osteoporóticas no país ainda é a idade avançada. Os dados apontam que após os 50 anos o risco de fraturas em mulheres aumenta 50% e em homens de 20% a 25%. 

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, estima-se que em 2050 o país terá cerca de 34,3 milhões de pessoas com mais de 70 anos de idade, o que deve gerar um crescimento considerável nos casos de fratura de quadril por causa da osteoporose.

— Para reverter esta situação é preciso iniciar um trabalho de prevenção o quanto antes entre os idosos, incentivando que eles adotem um estilo de vida saudável, pratiquem exercícios físicos, mantenham uma alimentação rica em cálcio e vitamina D e desenvolvam o hábito de tomar sol de 15 a 20 minutos por dia, ao menos três vezes por semana — aconselha Zerbini.

O BRAVOS será apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo (BRADOO), o maior congresso de saúde óssea do país.

Previna quedas

Grande parte das fraturas de quadril causadas por osteoporose ocorre em função de quedas. Por isso, confira algumas dicas de como deixar a casa mais segura para os idosos:

- Na sala, evite tapetes soltos e pisos encerados, deixe as passagem desobstruídas, livres de fios e extensões elétricas e opte por poltronas e cadeiras com apoio para os braços, assim o idoso pode se apoiar para sentar e levantar.

- No quarto, evite deixar o piso escorregadio com o uso de cera, por exemplo e é importante evitar também tapetes soltos. 

Tenha sempre um abajur ao lado da cama, utilize calçados antiderrapantes e dê preferência a colchões firmes e camas em altura confortável, pois facilitam o deitar e o levantar. 

- O corredor  deve ficar iluminado e livre, isto é, sem qualquer tipo de mobília.

- Na cozinha utilize armários com altura adequada, para que seja evitado o uso de bancos ou escadas para alcançar a parte superior do móvel, e utilize um apoio para descanso do pé, quando ficar parado por muito tempo cozinhando, lavando ou passando roupa, pois isso evita sobrecarga na coluna.

- No banheiro, mantenha o local bem iluminado, utilize vasos sanitários mais altos para evitar desequilíbrios, coloque tapetes antiderrapantes e barras de apoio paralelas ao vaso e dentro do box e utilize cortinas no lugar de portas de correr de vidro.

 Previna a osteoporose

Os fatores de risco para osteoporose e fraturas subsequentes à doença são basicamente idade avançada, ocorrência prévia de fratura no indivíduo ou fratura paterna ou materna, tabagismo, alcoolismo, uso de corticoides, artrite reumatoide e vida sedentária. Por isso, conheça algumas dicas de prevenção:  

- Consuma laticínios, frutas, legumes, folhas verdes e grãos. Eles são ricos em cálcio;

- Procure praticar atividades físicas durante de 30 minutos diários no mínimo. A prática de esportes fortalece os ossos.

Evite quedas e carregar muito peso, já que isso pode comprometer a saúde dos ossos.

- Acima dos 50 anos, as mulheres têm mais chances de desenvolver osteoporose em função da queda da produção de estrogênio causada pela menopausa. Por isso, quando se chega nessa idade, é importante realizar uma densitometria óssea.

- Procure tomar sol diariamente por pelo menos 20 minutos.

- Se alguém da família tiver osteoporose, vale a pena ficar atento. Traços hereditários podem favorecer o aparecimento da doença. 

Por isso, é importante realizar um exame de densitometria óssea, a partir 45 anos de idade.

- Beba água ou suco natural de frutas. Refrigerantes e bebidas alcoólicas causam perda de massa óssea.

- Manter hábitos saudáveis, desde a infância, também ajuda na prevenção da osteoporose. Isso porque a aquisição de massa óssea aumenta na infância, acelera na adolescência e estabiliza na faixa dos 30 anos de idade.

Nenhum comentário: