CONHEÇA MITOS E VERDADES SOBRE TROMBOSE...

07/04/2015 

Doença é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo...



A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida como trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo que pode surgir no coração ou no interior de um vaso sanguíneo. 

Normalmente, essa doença ocorre em uma ou mais veias que, com maior frequência, estão localizadas da parte inferior do corpo, como nas pernas e coxas. 

Esse coágulo, conhecido como trombo, se torna responsável pelo bloqueio do fluxo de sangue da região causando inchaço e dor. 

O caso se agrava quando o coágulo se desprende e circula pela corrente sanguínea, podendo chegar ao cérebro, pulmão, coração ou outras áreas, levando a graves lesões — processo chamado de embolia. 


Para entender mais sobre a doença, o hematologista João Carlos de Campos Guerra, vice-presidente do Grupo Cooperativo Latino Americano de Hemostasia e Trombose (CLAHT), esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a trombose.

 Confira:

A trombose não apresenta sintomas: mito

A trombose venosa profunda (TVP) apresenta alguns sintomas que podem ser detectados de acordo com a profundidade do coágulo. Alguns deles são o inchaço, dor, calor e vermelhidão.

Longas viagens aumentam o risco da doença: verdade

A panturrilha envia boa parte do sangue de volta ao coração, são cerca de 100ml por minuto. Portanto, quando uma pessoa permanece muito tempo com as pernas para baixo e paradas, o sangue que chega até os pés bombeado pelo coração, encontra um obstáculo para retornar, o que predispõe o risco de formação de trombos. Essa é uma situação rotineira em viagens longas realizadas de ônibus, carro ou avião, onde a mobilidade dentro do transporte fica comprometida. Isso também pode acontecer com profissionais que no seu dia-dia necessitem ficar sentados por muito tempo.

Não existe tratamento e não tem como prevenir: mito

O uso de meias elásticas é uma forma de prevenir a doença, pois elas estimulam o bombeamento do sangue mesmo em períodos em que a pessoa está sentada. Adotar hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação equilibrada e não fumar também são fundamentais. Além disso, é importante realizar periodicamente exames para avaliar possíveis distúrbios no sangue.

Varizes podem levar ao surgimento de trombose: verdade

Em alguns casos, as varizes podem favorecer o surgimento de coágulos devido a má circulação. Isso porque, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente estão localizadas na região das pernas. Essa dilatação faz com que o sangue circule lentamente, favorecendo o aparecimento do trombo. É preciso ter atenção em qualquer veia que se sobressaia e procurar atendimento médico. Mas ter varizes não significa que a pessoa tenha trombose. 

Gravidez aumenta o risco de trombose: verdade

Apesar de não ser comum e estar atrelado a outros fatores como a predisposição, ficar muito tempo em pé ou sentado, o excesso de peso e as alterações hormonais presentes na gravidez são alguns dos principais causadores de varizes, que podem vir a desenvolver um trombo. 

A trombose venosa profunda (TVP) sempre leva à embolia pulmonar e quem já teve TVP uma vez tem chance de repeti-la: mito

O tratamento com anticoagulante ajuda a evitar que o trombo aumente ou vire um coágulo e se dirija para os pulmões, causando embolia pulmonar. Como o sistema de coagulação do paciente está comprometido naquele momento, é necessário realizar um acompanhamento para evitar que a trombose se forme em outra parte do corpo.

O coágulo só se forma nas pernas: mito

O trombo se forma caso exista alteração no fluxo sanguíneo, o que pode acontecer também nas artérias coronárias e nos vasos arteriais cranianos. 

Nenhum comentário: