MONUMENTOS EM PORTO ALEGRE RECEBERÃO LUZES PELO DIA MUNDIAL DO RIM

07/03/2012


Monitorar a pressão arterial é uma das medidas para prevenir problemas renais.

Sociedade Gaúcha de Nefrologia quer chamar atenção para doenças renais crônicas.


As atenções desta quinta-feira estarão naturalmente voltadas ao Dia Internacional da Mulher, mas, na área da saúde, 8 de março é também um dia para lembrar a prevenção de doenças renais crônicas, pois é o Dia Mundial do Rim. A Sociedade Gaúcha de Nefrologia prepara uma intervenção urbana para lançar o alerta. Seguindo o movimento que se estenderá por todo o país, símbolos da cidade de Porto alegre, como o Laçador e a Prefeitura, serão coloridos com iluminação azul, vermelho e amarelo, cores oficiais da campanha.

A prevenção das doenças renais é o principal enfoque das ações, mas também será incentivada a doação de rins. Neste domingo, das 9h às 14h, atividades de lazer e verificação da pressão arterial serão oferecidas no Brique da Redenção. Equipe composta por membros da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Cremers, Santa Casa, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Ernesto Dornelles e Via Vida fornecerão informações sobre manifestações de doenças nos rins.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada 10 adultos brasileiros tem algum tipo de doença renal crônica, sendo que 60% desconhecem essa situação. A detecção precoce da doença renal pode melhorar os resultados de saúde geral a longo prazo, reduzindo inclusive a doença cardiovascular.

Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos indivíduos só procuram ajuda quando a doença já está num estágio mais avançado. Os problemas que frequentemente prejudicam os rins, tais como a hipertensão arterial e a diabetes, também afetam o coração — comenta a nefrologista Leda Daud Lotaif.

As principais causas dessas doenças são o diabetes, a hipertensão arterial e a glomerulonefrites (doença que compromete a filtragem do sangue pelos rins). Os principais sintomas são pressão alta, sangue na urina, inchaço nas pernas e no rosto, náuseas, vômitos, palidez e infecções urinárias recorrentes.

Já o câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres. Além de sangue na urina, dor na região lombar é o principal sinal que identifica a doença e pode ser facilmente confundido com outras enfermidades. O tratamento pode ser cirúrgico ou com medicamentos.


Como prevenir


Algumas medidas simples são capazes de detectar se você tem doença renal ou se tem maior risco para o desenvolvimento desse problema.

:: Monitore a pressão arterial. A hipertensão frequentemente afeta os rins.

:: Peça ao seu médico para fazer um exame de urina e a dosagem no sangue da creatinina. A creatinina é uma substância do sangue que é filtrada pelos rins, por isso o seu aumento no sangue significa que há uma diminuição da função dos rins. 


Nenhum comentário: