BRASILEIROS COM SÍNDROME DE DOWN LANÇAM LIVRO EM ENCONTRO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A DOENÇA

21/03/2012 


Síndrome foi abordada na novela Páginas da Vida, em 2006, com Joana Mocarzel.

ONU celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down pela primeira vez.


Todo ser humano tem 23 pares de cromossomos, com algumas exceções. A chamada Síndrome de Down é uma delas. Ela se caracteriza pela presença de três cromossomos no par de número 21.

A referência numérica justifica a escolha de 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down pela associação internacional de portadores do problema (Down Syndrome International). Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) irá celebrar a data pela primeira vez, com uma cerimônia em Nova York.

Educação inclusiva, participação política, vida independente e pesquisas científicas são alguns dos tópicos que serão discutidos por representates de todos os continentes no encontro.

O Brasil estará representado por jovens da Associação Carpe Diem, de São Paulo, que foram convidados para lançar o livro de sua autoria Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir, um guia de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência intelectual. A publicação terá versões em português e inglês.

O evento será transmitido ao vivo no site da ONU (www.un.org), a partir das 10h desta quarta-feira. 


Sobre a síndrome


A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Essa alteração leva ao atraso no desenvolvimento da linguagem e das funções motoras. Por terem baixa resistência imunológica, as crianças com Síndrome de Down costumam ser mais suscetíveis a infecções respiratórias e digestivas. São comuns também problemas cardíacos. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

Nenhum comentário: