CRIANÇAS TAMBÉM DEVEM TER ACOMPANHAMENTO CARDIOLÓGICO

18/03/2012


Praticar esporte desde crianca ajuda a prevenir problemas de coração na vida adulta.

Estudo diz que doença cardíaca passa de pai para filho.


Em outras gerações, criança gordinha era criança saudável. Hoje em dia, a preocupação com a obesidade infantil é uma questão de saúde pública. O excesso de peso pode levar ao surgimento de diabetes, problemas cardíacos e má formação do esqueleto. Má alimentação e falat de exercícios físicos são as principais causas para os altos índices de obesidade infantil — 15% das crianças e 8% dos adolescentes brasileiros, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A prática de atividades físicas desde cedo faz crescer o gosto pelo esporte e é importante aliada no combate a problemas cardiovasculares na fase adulta, alerta o cardiologista Américo Tângari Junior.
— O exercício físico ajuda o coração a desenvolver artérias colaterais, que no futuro poderão ser fundamentais para a saúde do coração — explica.

O coração de uma criança tem características próprias a serem consideradas no momento da avaliação médica, que deverá ser feita desde a infância até a adolescência pelo médico pediatra. Qualquer situação anormal identificada pelo pediatra deverá ser investigada por um cardiologista.


Genética também interfere


Estudo realizado pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, revelou que a doença arterial coronariana é transmitida de pai para filho por meio do cromossomo Y, presente apenas no DNA masculino. Realizado durante quatro anos, o estudo foi divulgado na revista médica Lancet.

Os pesquisadores analisaram o DNA de mais de 3 mil homens cadastrados na Fundação Britânica do Coração e no Estudo de Prevenção Coronária do Oeste da Escócia. Eles descobriram que 90% dos cromossomos Y dessas pessoas pertenciam a um dos dois principais grupos que classificam os cromossomos, o Haplogrupo I. Este grupo, em relação ao Haplogrupo R1b1b2, apresentou um risco 50% maior de doença arterial coronariana. Os riscos, de acordo com os pesquisadores, independem de outros fatores tradicionais para o problema, como colesterol, pressão alta e tabagismo.

A doença arterial coronariana provoca deposição de gordura e entupimento de artérias do corpo humano, causando o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, conhecido como derrame, além da insuficiência renal e a doença vascular periférica, entre outras. 

Nenhum comentário: