MAIS DE 5 MILHÕES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARTICIPAM DE CAMPANHA CONTRA A OBESIDADE

06/03/2012



Segundo o IBGE, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso.

Até a próxima sexta-feira, profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família vão pesar, medir a altura e calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada estudante.


Mais de 5 milhões de alunos de escolas públicas com idade entre 5 e 19 anos participam, esta semana, de atividades que incluem avaliação nutricional e visitas a unidades básicas de saúde. As ações fazem parte da 1º Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade entre crianças e adolescentes.

Até a próxima sexta-feira, profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, vão pesar, medir a altura e calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada estudante. Quem estiver com excesso de peso será encaminhado para uma unidade básica de saúde.

— Queremos discutir como a escola pode ajudar na construção de hábitos mais saudáveis. Acreditamos que uma criança e um adolescente bem orientados influenciam os pais, dentro de casa. Temos que agir agora — enfatizou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As famílias dos estudantes também devem visitar as unidades para conhecer os serviços ofertados. De acordo com o ministério, os postos de saúde são capazes de resolver até 80% dos problemas, desafogando os hospitais de referência.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Em dezembro de 2011, o ministério autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram com metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes.

Esses municípios já receberam 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos após prestação de contas do que já foi feito. Os 1.938 municípios que aderiram à 1ª Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extraordinário de R$ 558 por equipe de saúde da família envolvidas na ação.

— Nosso foco prioritário são as escolas dos bairros mais pobres das grandes cidades, com foco especial no Brasil Sem Miséria — afirma o Ministro da Saúde.

Nenhum comentário: