DESCUBRA COMO COMBATER A GORDURA ABDOMINAL MELHORANDO ALGUNS HÁBITOS

Cinturinha  30/03/2013

A gordura é uma forma de armazenamento de energia pelo organismo, sendo a primeira a ser estocada e a última a ser destruída.
Exercícios e boa alimentação fazem perder medidas, aumentar massa muscular ou garantir o peso.


A gordura não é bem-vinda em parte alguma do corpo, mas quando se acumula na região abdominal, ao redor da cintura, aumenta os riscos de doença do fígado, coração e diabetes. É preciso ficar atento, pois muitos fatores podem levar ao acúmulo de gordura na barriga, desde alimentação inadequada ao sistema digestivo preguiçoso. Com uma dieta balanceada e prática regular de exercícios é possível reverter esta situação e eliminar a gordura abdominal. Segundo o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, este tipo de gordura em excesso eleva a pressão arterial, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e até AVC (acidente vascular cerebral).

A gordura é uma forma de armazenamento de energia pelo organismo, sendo a primeira a ser estocada e a última a ser destruída mesmo quando é iniciada uma dieta. Com o passar dos anos, o metabolismo vai se tornando mais lento e a gordura tende a se acumular, principalmente, em regiões como abdômen e cintura — explica.

A circunferência da cintura pode indicar muitos problemas de saúde. Para isso, é necessário posicionar a fita métrica entre a borda inferior das costelas e a borda superior do quadril, relaxando e expirando no momento de medir. Acima de 80 cm para as mulheres e acima de 94 cm para os homens é sinal de alerta. Essa medida é considerada uma indicação mais precisa do que a massa corpórea, o IMC.

Qual é o seu tipo de gordura abdominal?
É possível notar dois tipos de gordura abdominal: a visceral, que fica entre as vísceras e é mais perigosa, e a subcutânea, que fica sob a pele e está menos entranhada entre os órgãos. O médico diz que é fácil diferenciar uma da outra. Basta deitar e observar se a barriga esparrama para os lados, pois se isso acontecer é uma gordura subcutânea. Se a barriga ficar rígida, é a gordura visceral. Independente de qual for, ambas podem comprometer a saúde e devem ser combatidas.
Revise os seus hábitos alimentares
Em qualquer um dos casos, é preciso adotar mudanças de hábito para fazê-las desaparecer ou, pelo menos, diminuir. O segredo para se livrar da gordura abdominal está na combinação equilibrada de exercícios físicos e alimentação.

Se você quiser reduzir a gordura corporal é necessário consumir menos calorias. Com o tempo, seu corpo vai começar a converter gordura em energia utilizável e a gordura armazenada começa a desaparecer em todo o seu corpo — afirma Pinheiro.

O ideal é se alimentar de forma regular durante o dia, evitando chegar às refeições com muita fome e permitindo que o organismo faça a digestão dos alimentos ingeridos.

Opte por cereais integrais, frutas e vegetais, acrescente uma porção de proteína (frango, peixe ou carne) com pouca gordura. Também é importante moderar a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura por serem altamente energéticos — recomenda o clínico geral.

Os carboidratos comuns como açúcar, doces em geral, massas como tortas e pizzas, devem ser evitados porque fornecem uma grande quantidade de calorias e têm uma digestão mais rápida, diminuindo a sensação de saciedade.

Exercite para perder a barriguinha
É importante fazer atividades aeróbicas que aceleram a frequência cardíaca, como corrida, natação e atividades de resistência, como treinos de musculação. Além disso, procure ficar longe dos maus hábitos, como comidas calóricas e bebidas alcoólicas. Com a combinação de exercícios físicos e alimentação, é possível perder gordura abdominal, aumentar a percentagem de massa muscular ou garantir a manutenção do peso de uma pessoa.

Geralmente, a gordura é queimada pelo metabolismo conforme o corpo se movimenta. As atividades aeróbicas como corrida, caminhada, natação, ciclismo e dança são capazes de acelerar o metabolismo e, por isso, são mais eficazes quando o assunto é eliminar gordura corporal.

Uma atividade aeróbica queima gordura de todo o corpo, e não só a gordura presente na barriga. O corpo tende a perder gordura na zona do rosto e extremidades como braços e pernas e depois passará para a gordura de tronco, peito, coxas e nádegas. Por fim, perderá a gordura abdominal. É importante que a pessoa entenda que a gordura abdominal será a última gordura a deixar o corpo — diz.

Elimine a gordura extra na barriga
Acabar com a gordura abdominal exige disciplina em relação à alimentação e exercícios físicos, mas não é impossível. Para reverter essa situação, João Pinheiro revela algumas dicas que podem ajudar a alcançar esse objetivo:
Quantidade x qualidade
O gasto de energia é muito importante assim como a ingestão alimentar. É preciso estar atento à quantidade de calorias que o corpo gasta e o quanto é ingerido.


Mude seu estilo de vida
Má alimentação, sedentarismo, bebida alcoólica e cigarro são fatores associados ao acúmulo da gordura na barriga e também diversos problemas de saúde, como diabetes, aumento da pressão arterial e risco de acidente vascular cerebral. A mudança do estilo de vida implica na melhora da saúde e também na perda da gordura na barriga.

Reduza calorias
Substitua o consumo de gorduras saturadas por ácidos graxos insaturados poli e monoinsaturados. Evite ingerir gorduras trans (hidrogenada).


Aposte em alimentos saudáveis
Consuma mais frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais. O ideal é ingerir cinco porções, diariamente, de cada um desses alimentos.


Diga não ao açúcar, às bebidas açucaradas e alcoólicas
Reduza a ingestão de sal sob todas as formas, evite a ingestão de bebida alcoólica e pratique atividade física, no mínimo, três horas por semana para manutenção do peso e, no mínimo, quatro horas por semana, para perda de peso.

Seguindo essas recomendações é possível diminuir a gordura abdominal, além de garantir uma vida saudável longe de doenças.  

 

Nenhum comentário: