TYSABRI® REDUZ EM 93% A TAXA ANUALIZADA DE SURTOS DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

26/03/2013 - 07:56


Tysabri Observational Program avalia resposta de doentes portugueses ao medicamento da Biogen Idec.

Novos resultados do Tysabri Observational Program (TOP), foram apresentados no II Congresso Internacional de Esclerose Múltipla 2013, que decorreu entre 25 e 26 de Janeiro, no Porto, evidenciando o impacto do tratamento com natalizumab (Tysabri®), da Biogen Idec, na população de doentes com Esclerose Múltipla em Portugal.
 
O Natalizumab reduziu significativamente a taxa anualizada de surtos de 1,52 para 0,10, ou seja uma diminuição de 93 por cento . 87 por cento dos doentes com mais de um ano de estudo não apresentaram qualquer surto, tendo sido também detectada uma tendência para a redução da escala de EDSS de 4 para 3,5, ou seja, para uma diminuição da incapacidade devido à doença.
 
Estes resultados permitem avaliar o impacto do tratamento a longo prazo com Natalizumab, numa população de doentes que na sua maioria apresentava já uma incapacidade acumulada considerável e com dois ou mais tratamentos efectuados previamente. Verificou-se uma superior redução da taxa anualizada de surtos nos doentes expostos a apenas um tratamento prévio.
 
Este estudo inclui 67 doentes de Portugal e na coordenação médico-científica do poster agora apresentado esteve o Dr. Pedro Abreu, neurologista, a Prof.ª Doutora Maria José Sá, coordenadora da consulta de doenças desmielinizantes, ambos do Centro Hospitalar de São João do Porto e o Dr. João de Sá, neurologista, responsável pela consulta de Esclerose Múltipla do Centro Hospitalar Lisboa Norte  .
 
De acordo com o Dr. Pedro Abreu, um dos neurologistas da equipa de investigadores, “este estudo observacional pós-comercialização vem confirmar os bons resultados que este fármaco teve nos estudos de fase II e fase III no tratamento dos doentes com EM, devidamente seleccionados e vigiados sob ponto de vista de segurança, sendo sobreponíveis aos resultados do estudo TOP a nível global”.

Nenhum comentário: