ALTA SENSIBILIDADE Á LUZ PODE SER SINTOM A DE INFECÇÕES OU DOENÇAS GRAVES

Olhos abertos   01/03/2013
Os cuidados com a fotofobia se iniciam ao procurar um oftalmologista, que investigará as causas da sensibilidade e, se necessário, indicará o tratamento.
Fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros.


Nossos olhos sempre reagem à presença de luz, especialmente em grande intensidade. Porém a sensibilidade excessiva, que muitas vezes ocorre até em ambientes com pouca luz, é chamada de fotofobia. As células da retina reagem à luz e o resultado é um desconforto com iluminação natural ou artificial, o que no verão, com a intensidade do sol, pode se tornar insuportável.

Problemas na vista como o astigmatismo podem causar fotofobia, além de situações pontuais, como gripes e enxaquecas. No entanto, é preciso estar alerta, pois a fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros. 

Os cuidados com a fotofobia se iniciam ao procurar um oftalmologista, que investigará as causas da sensibilidade e, se necessário, indicará o tratamento. O problema também pode ocorrer em crianças, por isso é importante que os pais estejam atentos aos filhos. 

No surgimento das queixas é importante que os pais procurem a avaliação de um especialista, pois elas podem ser sinais de doenças específicas como glaucoma congênito, astigmatismo, doenças inflamatórias como uveíte, herpes e reumatismo ou tumores oculares — alerta a oftalmologista Maria Cristina Kobayashi.

Como a fotofobia causa um grande desconforto e dor nos olhos com a presença de luz, é importante que aqueles que sofrem do problema tomem algumas medidas para minimizar os efeitos e não se privar de aproveitar os dias ensolarados. 


Dicas da oftalmologista:


- O primeiro passo é procurar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso; 

- Para quem usa óculos de grau, as lentes fotossensíveis são uma ótima opção. Além de reduzir a claridade incômoda, estas lentes aumentam o contraste e a nitidez, pois se adaptam as diferentes condições de luminosidade e melhoram sua visão , oferecendo mais conforto e também proteção;

- Ao optar pelo uso de óculos escuros, é importante escolher lentes com proteção aos raios UV para evitar danos aos olhos;

- Nos dois casos, no uso de óculos escuros e no uso de lentes fotossensíveis é preciso escolher lentes de boa qualidade e estar sempre em dia com os cuidados com sua saúde visual;

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/03/alta-sensibilidade-a-luz-pode-ser-sintoma-de-infeccoes-ou-doencas-oculares-graves-4060673.html

 

Nenhum comentário: