NOVO MEDICAMENTO PARA HEMOFILIA SERÁ OFERTADO PELO SUS

Em até seis meses   08/03/2013

Feito de fator VIII recombinante, medicamento atua no controle de sangramentos entre pessoas com hemofilia A.

 

O Ministério da Saúde aprovou nesta quinta-feira o uso do fator VIII recombinante, medicamento que atua no controle de sangramentos para pacientes com hemofilia. O remédio, que estará disponível em até seis meses nos hemocentros do país, será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve beneficiar cerca de 10 mil pessoas. 

O medicamento será produzido no país por meio de transferência de tecnologia, resultado de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada em outubro de 2012 com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e o governo. 

Com a produção nacional, o país conseguirá atender a cerca de 90% dos portadores da doença, com exceção dos pacientes intolerantes ao tratamento — afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com a mesma eficácia e segurança que o do fator plasmático, já ofertado no SUS, o novo medicamento tem a vantagem de não depender de doações de sangue, o que limita a produção. Estudos apontam que a taxa de sucesso no tratamento com o fator VIII recombinante é igual ou superior a 90%. Atualmente, 97% dos tratamentos para hemofilia realizados no SUS ocorrem com uso de plasma humano (plasmático). Os 3% restantes são pacientes que já recebem o tratamento com o fator VIII recombinante por meio de ações judiciais. 

Atualmente, apenas três empresas no mundo produzem a droga. Por meio da PDP entre a Hemobrás e o laboratório privado americano Baxter, o Brasil irá incorporar a tecnologia e no decorrer dos próximos 10 anos passará a produzir o medicamento.


A doença


A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Traumas — até os mais leves que ocorrem na vida de qualquer criança — podem causar hemorragias graves e que ameaçam a vida ou causam sequelas. 

Os portadores dependem de transfusões de sangue repetidas e da administração dos fatores de coagulação que eles não conseguem produzir. Nos hemofílicos do tipo A, o fator da coagulação que está faltando no corpo da pessoa é o fator VIII, e é esse que deve ser reposto.

Se não forem tratadas, as repetidas hemorragias nas articulações causam deformidades e perda de mobilidade. A profilaxia com fator VIII aplicado regularmente durante o período de crescimento das crianças evita sangramentos e previne deformidades.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/03/novo-medicamento-para-hemofilia-sera-ofertado-pelo-sus-4068343.html

 


Nenhum comentário: