ALÉM DO TESTE DO PÉZINHO, OUTROS EXAMES PODEM SER FUNDAMENTAIS PARA A DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS

Inhos só no nome 18/03/201

Atualmente, cinco testes podem ser aplicados. Eles são simples e, a maioria das vezes, gratuitos.
Realizados nos primeiros dias de vida das crianças, esses procedimentos podem revelar deficiências como surdez, problemas visuais e até retardo mental.

Meu Filho: Conheça testes importantes para prevenir doenças em bebês.
Em vídeo, especialistas explicam o que são, o que previnem e como são feitos os testes do coraçãozinho, do ouvidinho, da linguinha, do olhinho e do pezinho:




Logo que nasce, o bebê passa por uma série de exames para verificar se a saúde está perfeita. Muitos deles já são velhos conhecidos dos futuros pais, como o teste da orelhinha e do pezinho — que é obrigatório por lei no país desde 1992. Cada vez mais comum nos hospitais de todo país, a avaliação de outras partes do corpo tem chamado a atenção. 

Esse foi o caso da dentista Bethânia Mobus Nhuch, 31 anos, que, dois dias depois de ter seu primeiro filho, ficou surpresa ao ver o pequeno Henrique sendo examinado:

Conhecia alguns desses exames, mas não tinha nem ideia que existia o teste da linguinha. 

Realizados nos primeiros dias de vida das crianças, esses procedimentos podem revelar deficiências como surdez, problemas visuais e até retardo mental. Atualmente, cinco testes podem ser aplicados. 

São simples — e maioria, gratuitos —, mas podem evitar sequelas permanentes nas crianças. 

Quanto antes o problema for detectado, mais cedo começa o tratamento e melhores tendem a ser os resultados — alerta a coordenadora médica da UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento, Desiree Volkmer.


Teste do pezinho


:: O que é — Coleta de sangue feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.
:: O que pode detectar — Doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que podem causar lesões irreversíveis no bebê, como retardo mental.
:: Quando deve ser realizado — A partir do terceiro dia de vida.
:: É obrigatório? — Sim, o teste se tornou obrigatório e gratuito em todo território nacional em 1992.


Teste da orelhinha


:: O que é — Colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
:: O que pode detectar — Deficiências auditivas.
:: Quando deve ser realizado — 48 horas após o nascimento.
:: É obrigatório? — Sim, desde 2 de agosto de 2010.


Teste do coraçãozinho


:: O que é — Um aparelho chamado oxímetro é colocado na mão e no pé do bebê para medir a concentração de oxigênio no sangue.
:: O que pode detectar — Alterações cardíacas congênitas, como buracos entre as câmaras do coração e defeitos na válvula cardíaca.
:: Quando deve ser realizado — 24 horas após o nascimento.
:: É obrigatório? — Não. Somente alguns hospitais do Estado realizam esse exame.


Teste da linguinha

 
:: O que é — Exame recente que verifica o movimento da língua da criança e a posição do frênulo (pele abaixo da língua), por meio da observação de como a criança mama e de exames de toque.
:: O que pode detectar — A chamada língua presa e o grau de limitação de seus movimentos, o que pode afetar as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
:: Quando deve ser realizado — Primeiros dias de vida.
:: É obrigatório? — Somente em alguns municípios. 


Teste do olhinho


:: O que é — Exame rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.
:: O que pode detectar — Qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas.
:: Quando deve ser realizado — Após 48 horas de vida.
:: É obrigatório? — No Estado, sim. 


Fontes: neonatologista do Hospital de Clínicas Rita de Castro Silveira e coordenadora médica da UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento, Desiree Volkmer

 

Nenhum comentário: