JOGADOR VENCE ESCLEROSE MÚLTIPLA E CHEGA A NBA

 
Chris Wright tornou-se o primeiro jogador da história da NBA com registro da doença.

 

Uma história de superação. E seu autor tem nome e sobrenome: Chris Wright. Aos 23 anos de idade e sem nunca ter participado de uma partida da liga, ele já faz história na NBA. Ao assinar na última quarta-feira, 13 de março, um contrato de dez dias com o Dallas Mavericks, Wright tornou-se o primeiro jogador da história da liga de basquete americana a ser diagnosticado com Esclerose Múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central e causa a degeneração progressiva dos órgãos do portador.

Wright já deu provas que a doença não é um problema para seu basquete. Na D-League (liga de desenvolvimento da NBA), o jogador atuou por uma temporada no Iowa Energy e registrou boas médias de 15,5 pontos, 4,3 rebotes e 7 assistências por jogo. O desempenho do armador na equipe de Iowa o credenciou a participar o Jogo das Estrelas da D-League, após Terrence Jones, que atuava pelo Rio Grande Valley Vipers em parceria com o Houston Rockets, ser chamado para integrar o time da NBA.

Chris Wright começou sua carreira profissional no Olin Edirne, da Turquia, em agosto de 2011. Foi no país euro-asiático que ele descobriu a doença: ao final de um treinamento, em março de 2012, o jogador sentiu dores e formigamento no lado direito de seu corpo (mão, braço e perna) e após vistar médicos e especialistas, foi finalmente diagnosticado com Esclerose.

Em outubro do ano passado, o armador fez sua primeira investida para jogar na NBA, mas não foi selecionado pelo New Orleans Hornets.

Rick Carlisle, treinador do Dallas Mavericks, comentou sobre a determinação e desenvoltura de seu novo jogador, mas não deu pistas sobre quando ele participará de uma partida. Chris Wright, por sua vez, afirmou que sua doença está em estágio de redução e se mostrou grato pela oportunidade: "É uma benção!", disse.

Nenhum comentário: