VISÃO A SALVO

07 de janeiro de 2012


Agir rapidamente pode evitar danos irreversíveis aos olhos.

Os olhos podem ser as janelas da alma, mas a retina é a janela do cérebro para o mundo. Quando a retina é prejudicada, a visão é seriamente ameaçada, e pode ser perdida completamente se o problema não for resolvido rapidamente.

A retina é uma camada de tecido no fundo do olho que coleta a luz retransmitida através do cristalino. As células fotorreceptoras especiais da retina convertem a luz em impulsos nervosos, que são transmitidos ao cérebro. No centro da retina há uma área especialmente crítica chamada mácula, que permite que vejamos qualquer coisa que esteja diretamente à nossa frente, como palavras numa página, o rosto de uma pessoa, a rua à nossa frente ou a imagem exibida numa tela.

Quando o fluxo de sangue através da retina é bloqueado, ou quando a retina se descola da parede do olho, o diagnóstico adequado do problema é urgente. Os tratamentos modernos podem fazer maravilhas quando iniciados antes que os danos se tornem irreversíveis. A demora em consultar um especialista pode diminuir a capacidade de mesmo a melhor terapia preservar ou recuperar a visão normal.

Assim como todos os tecidos vivos, a retina é altamente dependente de um fornecimento constante de sangue, que traz oxigênio. Se qualquer coisa atrapalhar, a visão fica em risco. Dois problemas com a retina, a oclusão da veia da retina e o descolamento podem ocorrer em qualquer idade, mas ambos são mais comuns entre pessoas idosas.


Atentos aos sintomas

 

O descolamento de retina, que ocorre em cerca de 18 a cada 100 mil pessoas por ano, é o problema que tem maior tendência a causar perda permanente da visão se não for rapidamente tratado. Quanto mais tempo a retina continuar descolada, menor a probabilidade de que a visão seja recuperada. Desta forma, é importante reconhecer os sintomas e buscar a ajuda o quanto antes.

O descolamento de retina não dói, mas quase sempre causa sintomas, geralmente antes do início no descolamento: o aparecimento de muitos “elementos flutuantes” na visão, como se fossem pontinhos, filamentos ou barbantes, flashes repentinos e breves de luz, mesmo quando os olhos estão fechados, ou, ainda, uma sombra sobre parte do campo visual.

Além da idade, os fatores de risco para o descolamento da retina incluem miopia, histórico familiar do problema, cirurgia de catarata, entre outros, disse Donald J. D’Amico, oftalmologista-chefe do Weill Cornell Medical College e do NewYork-Presbyterian Hospital.

Numa entrevista, ele explicou os tratamentos comuns. O mais simples, chamado de retinopexia pneumática, pode ser feito no consultório com anestesia local. Uma bolha de gás é injetada na cavidade vítrea. À medida que o gás se expande, ele pressiona a retina contra a parede do olho e fecha o espaço. O espaço da retina muitas vezes é selado de forma permanente com uma sonda de congelamento ou laser.

Outro tratamento comum é a introflexão escleral. Ele é feito no hospital com anestesia, geralmente no ambulatório. Uma faixa permanente de silicone é suturada na parede externa do globo ocular, criando um recuo que pressiona a retina de volta a seu lugar. Uma terceira técnica, conhecida como vitrectomia, também é feita em hospital. O gel vítreo que está puxando a retina é removido e substituído por um gás ou líquidos que colam novamente a retina.

Após o tratamento, pode levar vários meses até que a visão apresente melhoras significativas.


Nenhum comentário: