SAIBA MAIS SOBRE A FASCEÍTE,INFLAMAÇÃO DA PLANTA DO PÉ

12/01/2012 


Massagens diárias nos pés ajudam a levar bem-estar para todo o corpo.


Fisioterapeuta explica que o problema pode surgir após dias exaustivos e dá dicas de prevenção.


Ao final de dias exaustivos dores nos pés são comuns. Pode ser caso de fasceíte, uma inflamação da fáscia plantar, comum em pessoas entre 30 e 50 anos, e lesão mais frequente em corredores, representando 20% das lesões esportivas. Geralmente, a fasceíte começa como uma dor leve na área da planta do pé, próxima ao calcanhar que, gradualmente, fica mais intensa e severa.

— São comuns relatos de dor irradiada do calcâneo (osso que forma o calcanhar) até a base dos dedos. Isso ocorre, principalmente, nos primeiros passos, quando o paciente levanta-se da cama pela manhã e durante a deambulação (marcha do dia a dia) — comenta a fisioterapeuta Nara Beatriz Matos.

Entre os fatores que ocasionam dores na planta dos pés estão as alterações posturais e a diferença no comprimento de membros inferiores, o encurtamento dos músculos da panturrilha, a diminuição da força dos músculos flexores dos pés, obesidade ou súbito aumento de peso ou uso de calçados inadequados. Em relação a práticas esportivas, traumas locais e ambientais devido a erros de treinamento, aumento de sobrecarga e velocidade, corrida em aclives e terrenos irregulares ou alongamento insuficiente podem causar problemas.

A especialista ressalta que cada indivíduo deve ser analisado criteriosamente de modo isolado, pois demandam cuidados individualizados. Todo programa de fisioterapia para o tratamento e prevenção da fasceíte tem foco na diminuição da dor, no equilíbrio muscular e no controle do processo inflamatório, por meio de orientações, alongamento e o fortalecimento dos músculos.


Dicas da fisioterapeuta

:: Utilizar calçados confortáveis e que se ajustem bem ao pé. Sapatos inadequados provocam dores, desconforto e, muitas vezes, o atrito mais intenso pode originar a formação de calosidades. 

:: Alongamentos, massagens e exercícios de relaxamento utilizando uma bolinha, como a de tênis, também ajudam retirar os nós de tensão da musculatura da planta do pé. 

:: O famoso escalda pés descansa o corpo e relaxa a mente.

:: De acordo com a medicina tradicional chinesa, os pés possuem pontos reflexos que representam e influenciam no funcionamento de diversos órgãos. Massagens diárias nos pés ajudam a levar bem-estar para todo o corpo.

Nenhum comentário: