SUS AUXILIARÁ TRATAMENTO DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Sexta-feira, 13/01/2012

Os movimentos ficam difíceis. Tarefas que se realizavam sem pensar, agora precisam de total concentração. As pessoas olham. Muitos comentam. Sair de casa passa a ser incômodo e a pessoa se limita cada vez mais. Física e psicologicamente.

Essa é a rotina que Paulo Moraes, portador da Síndrome de Parkinson há 20 anos, e milhares de outras vítimas de patologias neurológicas enfrentam todos os dias em Belém. “É muito desgastante. Além das consequências da doença ainda precisamos passar por romarias para conseguir medicação e tratamento adequado”, comenta.

Presidente da Associação dos Parkinsonianos no Pará, que conta com 350 cadastrados, ele luta contra a falta de informação sobre a doença com o mesmo afinco que busca auxílio no fortalecimento da organização. “Temos convênios com instituições de ensino e atualmente uma psicóloga e uma fonoaudióloga trabalham de forma voluntária conosco, mas nem todos conseguem o atendimento porque não têm condições de se locomover”, conta.

Enquanto o poder público não se manifesta, Paulo continua fazendo as sessões diárias de terapia ocupacional, tomando os medicamentos necessários e se atualizando sempre sobre as novidades médicas, onde mantém viva a sua esperança. “Acredito que a solução para as doenças degenerativas está na utilização de células tronco, mas fico feliz em saber que outros procedimentos paralelos já estão sendo oferecidos. Tudo que amenize nosso sofrimento é bem vindo”, diz.

O procedimento ao qual Paulo se refere é o Programa de Toxina Botulínica para pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS), implantado ontem pela manhã em Belém.

DIGNIDADE

O objetivo do tratamento é dar mais dignidade aos portadores de sequelas neurológicas, facilitando o relaxamento dos músculos enrijecidos e contribuindo para sua melhora clínica. O serviço está disponível gratuitamente na unidade Demétrio Medrado, a única no Estado cadastrada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o diretor da unidade, Said Kalif, o programa estava em tramitação há um ano e meio, cumprindo exigências burocráticas, mas já está em funcionamento, contando inclusive com a toxina. “A princípio 70 pacientes já cadastrados serão beneficiados com o tratamento. Queremos diluir a demanda reprimida e em maio iniciaremos o cadastro de novos pacientes, que devem receber o tratamento no segundo semestre deste ano”, conta.

Junto à aplicação serão oferecidas também sessões de fisioterapia. “A toxina apenas relaxa o músculo, mas a fisioterapia é que vai trazer os movimentos de volta”, explica.

Estudos mostram que a partir de 30 dias após a aplicação, a toxina começa a fazer efeito e permanece no organismo de quatro a cinco meses. Depois disso, o paciente é novamente avaliado para receber outra aplicação. “Além de ser um avanço na diminuição das sequelas de milhares de pacientes, é um benefício ainda maior para quem não tinha condições de pagar um tratamento privado”, diz. Em clínicas particulares, cada aplicação da toxina varia de R$ 2.300

ENTENDA

Entre o músculo e os nervos há uma placa responsável pela transmissão do estímulo nervoso que produz a contração muscular. A toxina botulínica age nessa placa, dificultando a transmissão do estímulo e levando ao relaxamento da musculatura. Com finalidade estética, a toxina atenua rugas do rosto, pois a musculatura relaxa e a expressão fica menos contraída.

INDICAÇÃO

Sequelas de lesões encefálicas (traumatismos de crânio e pelas provocadas por derrames cerebrais e paralisia cerebral), Esclerose Múltipla, mal de Parkinson, tiques nervosos, cefaleias e hiperidrose. 

  CADASTRO

A partir de maio a unidade de saúde Demétrio Medrado (Dr. Freitas, 235 – Sacramenta) iniciará o cadastro e análise clínica de interessados em participar do programa. Mais informações na própria unidade, pelos números 3233 1479 e 3233 2562.(Diário do Pará)

Nenhum comentário: