CÂNCER DE PELE PODE ATINGIR 134 MIL BRASILEIROS EM 2012

11/01/2012



Doença responde por 25% dos tumores malignos detectados no país, conforme Inca.

Evitar se expor ao sol entre as 10h e as 16h e não "torrar" a pele são medidas para evitar a doença.


O câncer de pele pode atingir mais de 134 mil brasileiros em 2012, conforme a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença responde por 25% do total de tumores malignos diagnotados no Brasil. Cuidados com a prevenção devem ser tomados o ano inteiro, e não somente nesta época, quando o uso do protetor solar fica mais popularizado.

A incidência é maior em pessoas de pele e olhos claros, que se expõem frequente e prolongadamente ao sol. Mas, o câncer de pele, tipo mais comum em pessoas com mais de 40 anos pode ocorrer em qualquer pessoa que se expõe excessivamente aos raios solares em horários impróprios (entre 10h e 16h) ou que tenha histórico da doença na família.

Se for feito um diagnóstico precoce seguido de tratamento imediato, a maioria dos cânceres de pele podem ser curados— afirma Luciana Holtz, presidente e diretora executiva do Instituto Oncoguia, organização não-governamental dedicada à promoção do acesso ao cidadão brasileiro à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Cuidados
O câncer de pele responde por 25% do total de tumores malignos detectados no país e seus tipos mais frequentes são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, este último o mais raro e também o mais maligno, por ter capacidade de se espalhar. O melanoma pode ocorrer sobre uma pinta já existente ou surgir sobre a pele.

A recomendação é usar protetores solares, evitar a exposição ao sol fora do horário de pico e observar o aparecimento de feridas que não cicatrizam, de manchas escuras ou nódulos na pele, ou de alterações em pintas como aumento, modificação da cor, prurido ou sangramento — aconselha o médico Rafael Kaliks.

Se alguma das situações ocorrer com você, procure um médico e fique atento aos sintomas da doença.

Sintomas
Lesão na pele em formato de nódulo, de cor rósea, avermelhada ou escura, de crescimento lento, mas progressivo

Qualquer ferida que não cicatriza em quatro semanas

Pinta na pele de crescimento progressivo, que apresente coceira, sangramento frequente ou mudança de coloração, de tamanho ou de consistência

Qualquer mancha de nascença com mudança de cor, espessura, ou tamanho. 

Um comentário:

Casa Ronald disse...

Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para crm_rj@cminternet.com para que possamos explicar melhor como funciona!
Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abraçe a casa. Esperamos seu contato.
Abraços