CONHEÇA OS SINTOMAS DO AVC

26/01/2012 


Hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo são fatores de risco para ocorrência de derrame.

Um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, acontece quando as artérias que irrigam o cérebro sofrem uma obstrução. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes vasculares cerebrais são a segunda principal causa de óbito no mundo — cerca de 7 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do problema.

De acordo com o médico Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do HCor, aproximadamente 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos, ou seja, ocorrem quando há um entupimento nas artérias que levam sangue ao cérebro. A obstrução é geralmente causada por coágulos sanguíneos formados na parede das artérias doentes ou por pedaços de coágulos desprendidos dessas artérias ou do interior da cavidade cardíaca. Dependendo da região cerebral atingida, o paciente sofrerá sequelas maiores ou menores, podendo até mesmo chegar a óbito.

Em 20% dos casos, o AVC é hemorrágico, quando a lesão cerebral ocorre por um derramamento de sangue no interior do cérebro. O especialista explica que em qualquer tipo de acidente vascular cerebral morrem células nervosas.

Pavanello alerta que para prevenir a ocorrência de um AVC é preciso controlar os fatores de risco, que incluem hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, aumento do triglicérides e tabagismo.


Sintomas do derrame


::
Diminuição ou perda súbita de força na face, braço ou perna de um lado do corpo;

:: Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular frases e se expressar ou para compreender a linguagem;

:: Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;

:: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;

:: Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos. 

Nenhum comentário: