LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS PROMETEM DOAR TRATAMENTOS PARA ERRADICAR 10 DOENÇAS TROPICAIS

31/01/2012


Elefantíase, esquistossomose, mal de Chagas, doença do sono e lepra são alguns exemplos de enfermidades a serem combatidas.

Uma iniciativa internacional, da qual participam entidades públicas e privadas, foi lançada na segunda-feira para concentrar esforços na erradicação de 10 doenças tropicais que afetam aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Participam da iniciativa a Fundação Bill & Melinda Gates e vários representantes da indústria farmacêutica, que promete doar dezenas de milhões de doses de tratamentos.

As doações se concentrarão em nove das Doenças Tropicais Desatendidas, que atingem 90% das vítimas. A cada ano, essas doenças matam ou afetam severamente milhões de pessoas pobres que vivem nas regiões tropicais ou subtropicais. Entre as doenças tropicais desatendidas mais graves estão a filariose linfática, também conhecida como elefantíase, e a doença do sono, transmitida pela picada mortal de uma mosca.

No total, 13 grandes laboratórios farmacêuticos se comprometeram a apoiar a iniciativa. O Sanofi, por exemplo, promete apresentar um produto eficaz para erradicar a doença do sono em 2020, em parte com recursos da fundação de Bill Gates. O Novartis se concentrará na lepra. O Merck se dedicará a desenvolver medicamentos para curar a esquistossomose, que atinge 200 milhões de vítimas ao ano. O laboratório Bayer se comprometeu a combater o Mal de Chagas, uma doença que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina. A Fundação Bill & Melinda Gates doará 363 milhões de dólares ao ano durante cinco anos para ajudar nas pesquisas e na compra de medicamentos.

Nenhum comentário: