CHECK-UP DE VERÃO

21 de janeiro de 2012


Inúmeras doenças, quando diagnosticadas no início, têm um prognóstico favorável. O que antes poderia ser fatal, agora pode ser tratado como doença crônica, permitindo ao paciente viver mais e melhor. O início do ano é uma boa época para saber como anda sua saúde. Conheça os exames mais indicados:
Check-up de verão

Mamografia: deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Pacientes com histórico de câncer de mama na família devem fazer antes dos 35 anos.

Papanicolau: deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos. Depois dos 30 anos, o ginecologista também pode solicitar ultrassonografia transvaginal.

PSA (livre e total): O antígeno prostático específico é usado para o diagnóstico de câncer de próstata. A avaliação do resultado deve levar em conta dados clínicos, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.

Colesterol e triglicerídeos: Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais.

Glicemia em jejum: ao analisar a taxa de açúcar no sangue, é possível diagnosticar diabetes, doença perigosa se não tratada.

Controle da tireoide: Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH.

Densitometria óssea: Depois dos 50 anos, ou mais cedo dependendo do histórico familiar, é importante fazer este exame a cada dois anos, para se prevenir da osteoporose.

Eletrocardiograma: Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos.

Teste ergométrico: Também chamado de teste de esforço, é útil para rastrear alterações do ritmo cardíaco e condicionamento físico.

Ecodopplercardiograma: É um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo, diagnosticando alterações relacionadas à hipertensão arterial e outras patologias.

Autoexame da pele: preste atenção na presença de manchas disformes e pintas escuras. Na dúvida, consulte um dermatologista.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3638049.xml&template=3898.dwt&edition=18831

Nenhum comentário: