FILHOS DE HOMENS QUE FUMAM TÊM 35% MAIS CHANCES DE DESENVOLVER LEUCEMIA

11/01/2012

 
Tabagismo materno não teve impacto, enquanto o fato de o pai ser fumante aumentou o risco de desenvolver câncer.

Tabaco pode danificar o DNA do esperma.

 Parar de fumar não é uma recomendação válida apenas às mulheres que pretendem engravidar — pais e futuros pais também deveriam largar o cigarro. Estudo feito em Perth, na Austrália, e publicado na revista científica American Journal of Epidemiology indica que filhos de homens que fumavam mais de 15 unidades por dia na época da fecundação têm 35% mais chances de desenvolver leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil.

Os especialistas entrevistaram famílias de quase 400 crianças com leucemia linfoblástica aguda sobre hábitos dos pais. A equipe comparou esses dados com informações de mais de 800 crianças com idades similares, mas que não tinham tumores. O tabagismo materno não teve impacto no risco de desenvolver câncer, mas, quando os pais eram fumantes, o risco aumentou.

— O resultado confere com o que já sabíamos sobre como a fumaça do tabaco pode danificar o DNA do esperma, e que esse esperma mesmo assim pode fecundar um óvulo — afirma a principal autora do estudo, Elizabeth Milne, do Telethon Institute for Child Health Research.

A médica acrescenta que não houve aumento de incidência do câncer em filhos de ex-fumantes. Isso sugere que esperma com DNA normal pode ser produzido depois que o homem para de fumar. Ela pondera, contudo, que esse é apenas um dos fatores de risco do desenvolvimento de linfoma:

— Mas realmente consideramos ser importante que futuros pais saibam dos danos que podem ser causados ao seu esperma e tenham a oportunidade de reduzir esse risco ao largar o cigarro.


Nenhum comentário: