TRATAMENTO GRATUITO PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA

23 de Novembro de 2012

Recém-inaugurado, o Centro Especializado no Tratamento da Esclerose Múltipla (CEMNM) do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, recruta pessoas entre 18 e 55 anos com diagnóstico de esclerose múltipla para uma pesquisa com nova medicação. De acordo com a instituição, os pacientes receberão a droga gratuitamente e serão acompanhados durante dois anos. A Esclerose Múltipla é uma patologia rara em crianças e começa a afetar pessoas a partir de 14 anos de idade, com incidência maior entre 20 e 50 anos, especialmente em mulheres, alerta o neurologista Alexandre Guerreiro. 

A doença tem natureza autoimune, na qual o próprio organismo se agride, e se caracteriza por inflamação de partes específicas do cérebro, que geram sequelas neurológicas. Como as lesões podem ocorrer em qualquer das estruturas cerebrais, os sintomas iniciais variam entre perda de visão, movimentos ou sensibilidade, entre outros.

Segundo Guerreiro, o objetivo do tratamento é evitar a ocorrência dos surtos inflamatórios, que provocam danos progressivos ao cérebro. “Não se consegue diminuir os surtos em 100%. O tratamento convencional, com interferons, consegue uma redução de em torno de 40%. As terapias imunobiológicas, que entraram a partir do ano de 2006 no mercado, apresentam um resultado melhor, mas são administradas para casos mais graves e necessitam de acompanhamento de uma equipe médica para a sua administração”. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro pelo telefone (51) 8407-0890 ou pelo e-mail apmacagnan@gmail.com.


Nenhum comentário: