DOENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA MANIFESTAM-SE NO PORTO NA PRÓXIMA 5ª FEIRA

20/11/2012

As associações de doentes com Esclerose Múltipla (EM) anunciaram esta segunda-feira um protesto no próximo dia 22 de Novembro frente ao Hospital de São João (HSJ), no Porto, contra a alegada suspensão de alguns medicamentos, avança a agência Lusa.

“Depois de o hospital ter suspendido o fornecimento de alguns medicamentos para o tratamento da EM, esta foi a forma que os doentes encontraram para mostrar o seu descontentamento e tentar inverter a situação”, refere um comunicado conjunto das três associações nacionais daquela doença degenerativa.

Os doentes pretendem desta forma “garantir que têm acesso a todos os medicamentos disponíveis no mercado, em Portugal, para o tratamento da EM” e salientam que “a suspensão da utilização de alguns medicamentos por parte do HSJ não se deve a uma questão monetária”.

“Deve-se a uma querela (injunção interposta) entre o HSJ e a farmacêutica. Os medicamentos substitutos não são iguais”, frisam.

No final do mês de Outubro o deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República uma pergunta sobre o alegado corte de medicamentos a doentes com esclerose múltipla, nomeadamente no Hospital de São João, no Porto.

O deputado referia então que “vários doentes com esclerose múltipla, que são seguidos no Hospital de São João, estão a ser aconselhados a consultar o seu médico para alterarem a sua terapêutica”.

Em reacção posterior, a administração HSJ informou ter pedido à Inspecção-geral de Actividades em Saúde (IGAS) uma auditoria aos procedimentos que adopta para tratar a Esclerose Múltipla.
 
O hospital disse mesmo ser “falso” e “difamatório” que tenha suspendido a aquisição do medicamento Cetuximab, comercializado como Erbitux® utilizado no tratamento de algumas neoplasias.

A concentração das associações de doentes com EM está marcada para as 10:30 da próxima quinta-feira.

Hospital S. João no Porto garante que tratamentos para Esclerose "são adequados"

O Hospital de São João, no Porto, garantiu esta segunda-feira que proporciona aos doentes com Esclerose Múltipla os tratamentos "internacionalmente considerados necessários e adequados", escusando-se, porém, a comentar as marcas comerciais de opções terapêuticas.

"O Centro Hospitalar de São João proporciona a todos seus doentes, incluindo os doentes com Esclerose Múltipla, os tratamentos e medicamentos internacionalmente considerados necessários e adequados às respectivas patologias", refere a administração em comunicado enviado à agência Lusa.

A instituição respondia assim à convocação de uma manifestação feita esta tarde pelas associações de doentes com Esclerose Múltipla (EM) contra a alegada suspensão de alguns medicamento para o tratamento daquela doença degenerativa e com a finalidade de garantir o acesso a todos os medicamentos disponíveis no mercado.

O Centro Hospitalar de São João garante, no comunicado, estar "aberto ao diálogo com os doentes e as suas associações, mas recusa-se firmemente a comentar opções terapêuticas em termos de marcas comerciais".

No documento enviado esta segunda-feira à Lusa, o hospital explica ainda que "as recomendações internacionais produzidas pelas mais variadas associações científicas médicas norte-americanas e europeias, por organismos oficiais de países europeus (por exemplo o NICE, do Reino Unido) e pela literatura mais actualizada (por exemplo o UptoDate) são inequívocas na recomendação de que o interferão beta, bem assim como o acetato de glatirâmero, estão indicados no tratamento de primeira linha da Esclerose Múltipla".


Nenhum comentário: