DIAGNÓSTICO PELAS UNHAS

28 de janeiro de 2012


Análise das pontas dos dedos pode indicar de falta de vitaminas até doenças mais graves.

Elas revelam muito mais do que a personalidade do dono. Um exame das unhas e de suas lesões feito por especialistas pode gerar um verdadeiro arsenal de informações sobre hábitos errados e até doenças sistêmicas que repercutem na estrutura de queratina responsável por proteger a ponta dos dedos. De organização semelhante à da pele, é mesmo lógico que ela exiba sinais do organismo humano.

Segundo o dermatologista Aloísio Gamonal, os médicos podem extrair informações confiáveis das unhas. As unhas saudáveis são aquelas de cor rosada, lâminas finas e flexíveis e formato convexo. Todo o resto representa algum tipo de problema, que precisa ser avaliado por um dermatologista. A forma e a textura também fornecem indicações.

De acordo com a médica Ana Cláudia Soares, uma análise clínica das unhas pode sugerir problemas, mas é imprescindível seguir a investigação com exames. A alimentação tem influência direta sobre a saúde das unhas e refletem o status nutricional. Se a unha não estiver lisa, brilhante e transparente e não for possível enxergar a meia-lua da cutícula, isso é uma indicação de que algo não vai bem. Alterações na coloração, como opacidade, podem sugerir micoses, psoríase e até melanomas.

Cuidados básicos

NO SALÃO (E EM CASA)

> Use material individual para corte e limpeza e nunca o empreste a ninguém. Se fizer a unha com manicures, use apenas ferramentas esterilizadas.

> Evite retirar as cutículas. Elas funcionam como barreira protetora para a entrada de germes.

> Ao cortar as unhas, adote um formato quadrado e não as deixe compridas nem curtas, mas sempre retas.

> Evite usar acetona para remover esmaltes antigos, pois, por ser um solvente, ela agride quimicamente o enxofre das unhas. Dê preferência ao óleo de banana.

> Evite usar objetos pontiagudos para limpar sob as unhas, o que pode provocar seu descolamento.

Encravaram. E aí?

> Ao primeiro sinal de inflamação ou dor na região em volta das unhas, limpe o local e aplique um produto à base de antibiótico (neomicina ou garamicina, por exemplo) duas vezes ao dia, até melhorar. Não tente ficar cortando as laterais na tentativa de “desencravar”, porque isso só vai piorar o processo. Nesses dias, evite atividades físicas que machuquem ainda mais a região.

> Se não melhorar em uma semana, procure seu médico ou um dermatologista para uma melhor avaliação. A cirurgia só é indicada em casos mais avançados.

> Para evitar unhas encravadas, faça sempre um corte reto, nunca arredondado, principalmente nas unhas dos pés. O corte errado é a principal causa de unhas encravadas. A segunda é o uso de calçados apertados, sobretudo de bico fino.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3645208.xml&template=3898.dwt&edition=18875&section=1028

Nenhum comentário: