VACINAÇÃO, CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ 10 DE MAIO

Mudança no prazo    24/04/2013


A expectativa é de que 80% do público-alvo seja protegido.


A campanha de vacinação contra a gripe, marcada para terminar no dia 26 de abril, foi prorrogada até 10 de maio, de acordo com o Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, mais de 1,6 milhão de pessoas já foram imunizadas, número que representa mais de 60% da meta de abrangência do grupo de risco. A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é de que, até o final da Campanha, pelo menos 80% deste grupo esteja vacinado. 

A positiva adesão dos gaúchos à campanha neste ano pode ser simbolizada pelas cidades de Tupanci do Sul, Parobé e Xangri-lá, que já bateram a sua meta de vacinação, imunizando o grupo de risco em sua totalidade. Outros 56 municípios já alcançaram 80% da meta, número considerado bastante satisfatório pela Secretaria para o período da campanha.

Na outra ponta da tabela está a cidade de Amaral Ferrador, que imunizou apenas 22% da meta do seu grupo de risco. Além deste, outros 21 municípios ainda não alcançaram 40% da meta.

O prazo maior dado pelo Ministério da Saúde foi necessário devido à baixa adesão no país. Com exceção dos três Estados do Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - as demais regiões registraram índices de imunização abaixo do esperado. 


Em Porto Alegre, até o final da tarde desta quarta, 266.551 pessoas foram vacinadas, o que representa pouco mais da metade da meta. No Centro de Saúde da Vila dos Comerciários, no bairro Santa Tereza, a fila em busca da vacina da gripe mostra que a população está atenta à importância da prevenção. 

O comerciário Fredi Rocha Gil, 40 anos, levou o pequeno Rafael, de oito meses, para tomar a dose. Antes de entrar na sala, o pai procurava distrair o menino andando de um lado para outro do corredor.

- Esta parte sempre fica comigo. Temos que nos prevenir, pois este ano o vírus pode ser ainda mais forte - comentou.


A campanha do Estado


Quando



Até 10 de maio, em cerca de 1,8 mil postos de saúde do Estado



Número de doses


O Rio Grande do Sul recebeu cerca de 3,185 milhões de doses da vacina. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B)



Grupo de risco


Pessoas acima dos 60 anos
Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos
Gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha)
Portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica
Profissionais da saúde e indígenas aldeados
População privada de liberdade



Contraindicações


Não devem ser vacinadas pessoas com alergia grave a ovos ou que tiveram reação severa à vacina, pessoas com síndrome de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso) ocorrida após receberem a vacina da gripe (a não ser que a gripe em si represente risco sério à saúde), e bebês com menos de seis meses


Além disso, quem estiver moderada ou seriamente doente e com febre deve esperar a recuperação total antes de receber a vacina da gripe


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/04/vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-10-de-maio-4116832.html


Nenhum comentário: