GRIPE SUÍNA JÁ CAUSOU DUAS MORTES NO INTERIOR DE SP

16/04/2013 - 13:45


Imagem mostra o vírus H1N1, causador da gripe suína: interior de São Paulo já registrou duas mortes pela doença em 2013.
Última vítima do vírus H1N1 é de São José do Rio Preto, noroeste do estado. Campanha nacional de vacinação, que começou nesta segunda-feira, também protege contra o vírus H1N1.


Um homem de 54 anos morreu vítima da gripe A H1N1, a gripe suína, em São José do Rio Preto, em São Paulo, nesta terça-feira. O paciente estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Cada de Misericórdia desde o dia oito, mas não resistiu. Esse é o primeiro caso de óbito registrado na cidade em 2013 e, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, não há outros casos confirmados de internação pelo vírus influenza A H1N1.

O primeiro caso de óbito pela doença na região do noroeste paulista foi confirmado na última sexta-feira, em Catanduva. De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Catanduva, uma paciente de 52 anos procurou atendimento médico no dia 1º, foi atendida e liberada. No dia cinco, após não apresentar melhora dos sintomas, a mulher foi internada na UTI do Hospital Padre Albino. A morte aconteceu no dia oito, mas o exame que apresentou resultado positivo para o vírus H1N1 foi registrado apenas na última sexta-feira.

A paciente era doente crônica, fator que a colocava no grupo de risco da doença — condições como diabetes e hipertensão podem agravar os sintomas. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as mortes são provocadas por uma complicação dos sintomas, como uma síndrome respiratória aguda, e não unicamente pelo vírus da gripe.


Saiba mais 

GRIPE A H1N1

Conhecida também como gripe suína, trata-se de uma doença respiratória aguda transmitida de pessoa a pessoa por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas da gripe são febre alta repentina, maior que 38°C, e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Como forma de prevenção do contágio, o Ministério da Saúde recomenda não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; e, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.


Rio Grande do Sul — A Secretaria da Saúde de Porto Alegre também confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de gripe suína no estado. A paciente é uma mulher de 26 anos, que está hospitalizada em tratamento com a medicação antiviral Tamiflu. Ela integra o grupo de risco por apresentar uma doença crônica prévia. Desde o início do ano, já foram investigados 57 casos de gripe H1N1 na capital gaúcha. Os casos investigados são de pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave.

Imunização Pessoas que sofrem de alguma doença crônica fazem parte do público alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano, que começou nesta segunda-feira e termina dia 26 de abril. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% de todo público alvo, que inclui ainda indivíduos maiores de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária, mulheres até 45 dias depois do parto e crianças de seis meses a dois anos de idade.

Nenhum comentário: