FACEBOOK: A INVEJA INFLUENCIA SUAS RELÇÕES NA REDE SOCIAL?

Hey Zuckerberg!    10/04/2013
Ideais de sucesso, poder e reconhecimento, aliados ao contato com a realidade 'mascarada' das redes sociais, poderá gerar sentimentos negativos de infelicidade.
Conteúdo postado na rede pode transformar o humor dos usuários em um curto espaço de tempo.


Ver com frequência as férias, a vida amorosa e o sucesso profissional dos amigos no Facebook pode causar uma sensação de frustração em algumas pessoas. Uma pesquisa feita pela Universidade de Humboldt e pela Universidade Técnica de Darmastadt, na Alemanha, revelou que as rede social podem ser fonte de inveja e insegurança. O estudo concluiu que a cada três pessoas que visitam o perfil de amigos na rede e observam situações de sucesso e felicidade, uma se sente afetada.

O conteúdo publicado no Facebook pode transformar o humor dos usuários em um curto espaço de tempo. Geralmente as pessoas idealizam a vida alheia e acreditam que o outro tenha aquilo que lhes falta. Esses ideais de sucesso, poder e reconhecimento, aliados ao contato com a realidade 'mascarada' das redes sociais, poderá gerar sentimentos negativos de infelicidade — explica a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo.

Paradoxalmente, a inveja pode frequentemente levar usuários a 'enfeitar' seus perfis na rede social, o que por sua vez provoca inveja entre outros usuários, um fenômeno que os pesquisadores chamaram de 'espiral da inveja'. Na Alemanha, os principais provocadores de inveja estão relacionados com viagens. O sentimento ruim, neste caso, é um resultado de inúmeras fotos de férias postadas no Facebook, que são particularmente populares entre os usuários alemães.

Poderá haver uma competição imaginária entre as pessoas. As fotografias de viagens e a interação social podem levar às comparações e, consequentemente, a sentimentos de frustração: quantos amigos a outra pessoa têm, quantos recados ela recebe e quantos 'curtir' ou comentários foram feitos em sua página — afirma a psicóloga.

Engana-se quem pensa que só os jovens sofrem com a inveja. Os usuários acima de 30 anos também podem enfrentar esse sentimento. A partir dessa idade, a felicidade familiar é a que mais provoca frustração.

As mulheres nessa idade são mais propensas a invejar a boa aparência, casamento e a vida social das outras, enquanto os homens podem sofrer mais intensamente comparando-se às realizações dos amigos — revela Josiane.

Inveja na vida real

Se você não está preparado para usar o Facebook, compartilhar experiências, fazer novos amigos, acompanhar a vida de quem você gosta, torcendo com sinceridade por eles e esperando que eles façam o mesmo por você, então você tem um problema real, e não virtual.

É importante que a pessoa assuma os sentimentos e aprenda a lidar com eles. Sentir inveja é humano, porém diariamente invejar a vida alheia pode ser prejudicial à própria pessoa. O Facebook ou outras redes sociais podem funcionar como estímulo à inveja, caso a pessoa não esteja bem com ela mesma ou com suas conquistas — esclarece a psicóloga.


Josiane dá algumas dicas para quem sofre com a inveja:

Se você, com frequência, sente inveja da vida alheia, será importante procurar ajuda psicológica para ser mais feliz com o que é, com o que tem, com suas conquistas. Sentir-se assim acaba ocasionando mal estar emocional.

Se você se sente hostilizado por ser alvo de inveja talvez seja o momento de perceber quem realmente pode e deve participar de suas conquistas. Saber diferenciar para quem e onde determinado assunto poderá ser falado ou compartilhado faz parte do amadurecimento emocional.

Por último, aproxime-se de pessoas que acrescentem emocionalmente à sua vida. Alguns relacionamentos podem e devem ser superficiais. Apenas estreite os laços de confiança com pessoas que você perceba afinidade. E fique atento aos sinais e comportamentos indicativos de inveja. 

 

Nenhum comentário: