SUS OFERECE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS EM 14 ESTADOS

09/11/2012

Produtos desempenham papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos.

O Ministério da Saúde informa que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece em 14 Estados 12 medicamentos fitoterápicos, entre eles a Aloe vera (Babosa) para o tratamento de psoríase e queimaduras, o Salix Alba (Salgueiro) contra dores lombares e a Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada) para prisão de ventre.

O página do ministério na internet esclarece que, financiados com recursos da União, Estados e municípios, os medicamentos podem ser manipulados ou industrializados, e devem possuir registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os produtos são oferecidos no Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Conforme o ministério, são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes pelo SUS.

Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, os fitoterápicos podem ser produzidos a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados que ganham diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.

Como todo medicamento, o fitoterápico deve ser utilizado de acordo com orientação médica. Para ter acesso, o usuário tem que procurar um profissional — médico legalmente habilitado em prescrever fitoterápicos — em uma das unidades básicas de saúde dos 14 Estados que disponibilizam esses medicamentos.

Nessas unidades, o cidadão pode receber atendimento médico gratuito. Com um documento de identificação pessoal e a receita atualizada em mãos, o paciente pode retirar o medicamento em uma das farmácias dessas unidades básicas.



2 comentários:

Drika Sanz disse...

Ahhh... cadê Minas Gerais na lista??? :(

Que pena!!!

André Ponce da Silva disse...

Poie é Drika,não entendi também o porque Minas está fora !!